Vanguard Properties e Portugal Ventures assinam parceria para incentivar à inovação no imobiliário
A parceria estabelecida pela Vanguard Properties e Portugal Ventures, promove as sinergias necessárias para acrescentar valor, quer à actividade da Vanguard Properties, quer à actividade das empresas do portefólio da Portugal Ventures, abrindo novos caminhos na validação de soluções tecnológicas disruptivas, ao serviço do sector. Alavancar a criação de novos produtos e serviços para o mercado imobiliário, desenvolver processos mais eficientes e dar oportunidade à criação de novas cadeias de valor, é o que se espera desta parceria.
Segundo José Cardoso Botelho, CEO da Vanguard Properties, “este acordo permite-nos aproximar do ecossistema empreendedor, assim como definir e criar melhores oportunidades de negócio e potenciar a inovação em Portugal. O investimento que temos vindo a fazer na área da inovação e tecnologia permite-nos posicionar enquanto uma das referências no sector, pelo que estamos bastante entusiasmados em partilhar esse know-how e experiência, assim como apoiar projectos que, além de apresentarem novos conceitos e soluções para o mercado e que desafiem modelos de negócios já existentes, possam igualmente fazer crescer as nossas próprias áreas de negócio".
Teresa Fiúza, Vice-Presidente da Portugal Ventures, sublinha que “esta é a primeira parceria corporate que fazemos com um operador imobiliário em Portugal. Estamos muito satisfeitos por trabalhar proximamente com a Vanguard Properties, um dos operadores de referência no mercado, que se posiciona como líder na inovação e excelência. Estamos certos de que, em conjunto, conseguiremos transformar o sector imobiliário português com soluções tecnológicas disruptivas e diferenciadoras”.
Recorde-se que a Vanguard Properties é a principal promotora imobiliária a operar em Portugal no segmento de luxo. Em Portugal desde 2016, a Vanguard Properties tem projetos icónicos, residenciais e turísticos, em Lisboa, Oeiras, Comporta e Algarve, estando a desenvolver o “Terras da Comporta”. Com um total de 22 projetos, o investimento em solo nacional realizado pela Vanguard Properties soma cerca de 1.2 mil milhões de euros que correspondem a uma área bruta em construção de 1.024.781 m2.
Já a Portugal Ventures, sociedade de capital de risco que integra o Grupo Banco Português de Fomento, tem sob gestão 254 milhões de euros e mais de 140 empresas no portefólio. Investe em startups que criam soluções inovadoras com capacidade de internacionalização nas áreas de Digital & Tecnologia, Indústria & Tecnologia, Tecnologias da Saúde e Turismo, nas fases pre-seed, seed e series A. Desde 2012, a Portugal Ventures já investiu 177 milhões de euros em mais de 180 novas empresas.