CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

 

Primeira loja física da Google com mobiliário feito de cortiça galardoada nos NYCxDESIGN Awards

12 de julho de 2022

A primeira loja física da Google em todo o mundo, cujo mobiliário é feito integralmente em cortiça portuguesa fornecida pela Corticeira Amorim, foi galardoada nos NYCxDESIGN Awards 2022 ao vencer a categoria de Impacto Ambiental. Integradas no projecto desenvolvido pelo gabinete de arquitectura nova-iorquino Reddymade, as peças em cortiça foram desenhadas, concebidas e produzidas pelo também designer americano Daniel Michalik.

Alcançar o status LEED Platinum, a certificação mais alta possível dentro do sistema de classificação de edifícios verdes 'Liderança em Energia e Design Sustentável', era um dos propósitos basilares da Google. Nesse pressuposto, a opção pela cortiça, um dos materiais mais sustentáveis à face da terra, com características singulares em termos de retenção de CO2 e detentor de um inesgotável potencial de práticas circulares surgiu como uma preferência natural. Além do mais, a cortiça é leve, versátil, resiliente, suave ao toque e visualmente apelativa.

Um conjunto de mais valias ao qual Daniel Michalik junta o facto da cortiça revelar-se como "uma folha em branco, onde os clientes poderão eventualmente projectar as suas ideias, conceitos e experiências do material, interagindo num único espaço. Depois, e para além então da multiplicidade de atributos em matéria de sustentabilidade, a cortiça – sublinha o igualmente professor da Parsons School of Design – é uma matéria-prima saudável. Isto na perspectiva do sistema natural de saúde, na perspectiva do salário justo pago pelo trabalho e, finalmente, na perspectiva da saúde de quem utiliza objectos de cortiça".

Sofás, poltronas, estantes, cadeiras, balcões, bancos de bar e mesas de centro foram apenas algumas das peças de mobiliário criadas exclusivamente para a loja dca Google em Nova Iorque. Uma colecção que inclui ainda objectos para um espaço infantil como camas, escrivaninhas e mesinhas de cabeceira. Tudo soluções funcionais em grande escala que combinam a cortiça nacional com o carvalho branco americano.

Uma aliança caucionada pela Amorim Cork Composites (ACC), a unidade de negócio da Corticeira Amorim que desenvolve produtos, soluções e aplicações para algumas das actividades mais sofisticadas do mundo, como serão exemplos as indústrias aeroespacial, automóvel, construção, desporto, energia ou design, e fornecedora da matéria-prima para este projecto na «Big Apple». De resto, a estreita cooperação entre a Amorim Cork Composites e Daniel Michalik tem um histórico que assenta, nas palavras do designer nova-iorquino, "no comprometimento da empresa com a inovação, na visão de futuro para o potencial de aplicações da cortiça em design, construção e arquitectura, e no profundo respeito pela cultura, história e sabedoria incorporadas na fileira da cortiça. A liderança mundial, a vanguarda na sustentabilidade e as preocupações humanas na indústria" contribuem também para cimentar a relação iniciada no dealbar do século XXI.

ACC Design Studio, o ponto de encontro da cortiça com a criatividade

Aliás, fomentar este género de colaboração é um dos primordiais intuitos do ACC Design Studio, uma infraestrutura que funciona como ponto de encontro da cortiça com a criatividade. Desenvolvimento de novos conceitos, acompanhamento e suporte técnico de projetos e formação e partilha de conhecimento elegem-se como os esteios que presidiram à fundação do ACC Design Studio. Um local onde uma equipa multidisciplinar, especializada e profissional estuda processos, investiga fórmulas e explora tecnologias sempre com o objectivo de potenciar ao máximo os inúmeros atributos da cortiça.

Os NYCxDESIGN Awards homenageiam o talento dos designers, arquitectos, artesãos, fazedores e fabricantes da cidade de Nova Iorque. A ideia é distinguir os seus produtos, projectos e concepções. A 7ª edição dos NYCxDESIGN Awards reuniu mais de 500 profissionais.

Foto: Paul Warchol red