Poupa Energia chega aos Espaços Cidadão
A partir deste mês, será possível a qualquer cidadão deslocar-se a um Espaço Cidadão para obter apoio na utilização do portal Poupa Energia.
Qualquer pessoa pode ficar a saber quanto poderá poupar na fatura de eletricidade e gás natural, fruto de uma parceria estabelecida entre a ADENE (Agência para a Energia) e Agência para a Modernização Administrativa (AMA).
O serviço estará disponível nos Espaços Cidadão dos concelhos de Braga, Porto, Penafiel, Vila Nova de Gaia, Aveiro, Coimbra, Viseu, Lisboa, Setúbal e Faro, que representam cerca de 1.8 milhões de habitantes, de acordo com os Censos de 2011.
Até ao final do ano, toda a rede de balcões do país será abrangida, num total de 551 Espaços Cidadão, que disponibilizam mais de 200 serviços públicos.
Através do protocolo celebrado com a ADENE, os mediadores do Espaço Cidadão irão receber formação, garantindo assim que todo o processo decorre com o apoio necessário. Já para os consumidores, estes apenas terão que disponibilizar uma das suas faturas de energia mais recente, para que o mediador possa facultar a informação mais adequada a cada perfil de consumo e caso necessário, formalizar no momento um pedido de adesão a um novo tarifário.
Recorde-se que o Espaço Cidadão é um ponto de atendimento que reúne serviços de diferentes entidades num único balcão, desde serviços da administração central e local, assim como de entidades privadas que prestam serviços de interesse público.