CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

 

Grupo Roca lança um plano de eficiência hídrica

22 de março de 2022

No contexto decorrente das alterações climáticas, em que a conservação da água ocupa uma preocupação central, o Grupo Roca avança com um roteiro de sustentabilidade e lança um plano de eficiência hídrica. 

Juntamente com a empresa Veolia Water Technologies Ibérica, o Grupo estabeleceu dois processos de produção, um para louça sanitária e outro para torneiras, nas unidades de Settat (Marrocos) e Eskisehir (Turquia), onde serão realizadas duas acções-piloto no âmbito de um plano global de auditoria ao ciclo integrado de água nas fábricas do Grupo.

Este projecto foi implementado com dois objectivos específicos: reduzir o stress hídrico nas áreas onde o Grupo opera e preservar este recurso, optimizando a utilização circular do mesmo. Os processos de produção de louça sanitária e de torneiras são os que requerem uma maior quantidade de água. Por esta razão a empresa vai iniciar o seu projecto-piloto nestas áreas.

A estratégia circular da água

De forma a alcançar os objectivos o Grupo Roca, com a consultoria da Veolia Water Technologies Ibérica, implementou uma estratégia circular de água. O processo consiste em reduzir a utilização de água em todas as fases do processo de fabrico, evitando a utilização de fontes de água potável quando não for estritamente necessária: reciclando-a; digitalizando e controlando a sua utilização; segregando-a; quantificando-a e dando-lhe um valor; reutilizando-a e adaptando a sua qualidade a cada utilização específica para recomeçar o ciclo. Por outras palavras, o projecto baseia-se no sistema dos 6 R: Reutilização, Reciclagem, Recuperação, Regeneração, Reabastecimento e, consequentemente, Redução do consumo de água potável.

Um plano faseado

Numa primeira fase, o Grupo Roca planeia realizar uma auditoria às duas principais fábricas que se ocupam dos processos de produção de louça sanitária e torneiras, utilizando-as como projectos-piloto: Settat (Mar-rocos) e Eskisehir (Turquia), que são também as duas zonas do planeta com mais stress hídrico. Esta fase será realizada durante 2022, com duas auditorias físicas e consequentes recomendações.

Numa segunda fase, as recomendações e melhorias relativas aos processos e equipamentos obtidos no projecto-piloto, realizado em Settat e Eskisehir, serão dimensionados para as restantes fábricas. Na sequência destas ações vai ser elaborado um roteiro final que será implementado com o objectivo de avançar para a neutralidade da água no prazo de cinco anos.

Webinar Roca Lisboa Gallery: 23 março das 15h30 às 17h

Para chamar a atenção para a urgência da preservação deste recurso essencial e assinalando o Dia Mundial da Água (22 de Março), a Roca organiza um webinar  com o tema “Água Subterrânea: Visão Ecossistémica do Ciclo da Água”, que irá decorrer no dia 23 de Março, terça-feira, das 15h30 às 17h, no Roca Lisboa Gallery.

Este ano o foco é a água subterrânea que, apesar de não ser visível, representa a maior quota de água doce em estado líquido, a nível mundial. A água subterrânea detém uma grande importância no que respeita o bem-estar humano e planetário, sendo responsável pelo abastecimento de água nos mais diversos sectores. Nas áreas mais secas do mundo, a água subterrânea pode ser a única fonte de água à qual as pessoas têm acesso.

O webinar vai contar com a moderação de Laura Korčulanin, fundadora do projeto internacional Give a Shit  e Docente no IADE-EU e, contanto ainda com vários oradores convidados tais como, Santi Serrat, da Fundação We Are Water, Filipa Newton, da ADENE e António Chambel, da Associação Internacional de Hidrogeólogos/ Universidade de Évora.