Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Sustentabilidade
Corredor de Hidrogénio do Ebro nasce para ser referência no hidrogénio renovável

 

Corredor de Hidrogénio do Ebro nasce para ser referência no hidrogénio renovável

6 de abril de 2022

Corredor de Hidrogénio do Ebro é um projeto que tem como objetivo melhorar a coordenação interterritorial entre iniciativas regionais já em curso, no nordeste de Espanha.

O novo corredor quer ter um papel de liderança na descarbonização da indústria naquela região, e ao mesmo tempo melhorar a competitividade e atrair novos investimentos. O projeto é apoiado pelas entidades regionais, tais como a Associação do Corredor Basco de Hidrogénio (BH2C); a ACCIÓ - Agência para a Competitividade Empresarial como entidade responsável pelo Vale do Hidrogénio da Catalunha (H2ValleyCat); a Fundação para o Desenvolvimento de Novas Tecnologias de Hidrogénio em Aragão (Fundación Hidrógeno Aragón) como entidade responsável pela coordenação da "Iniciativa GetHyGA" do Vale do Hidrogénio de Aragão; e a Associação Industrial de Navarra (AIN), em conjunto com a Sociedade para o Desenvolvimento de Navarra (SODENA) como promotores da Agenda do Hidrogénio Verde de Navarra.

O impulsionador da criação deste consórcio é a SHYNE (Rede Espanhola de Hidrogénio) - o maior consórcio multisectorial de hidrogénio renovável em Espanha, lançado em janeiro deste ano. Desempenha um papel fundamental na integração de projetos a nível nacional - motivado pelo desejo de partilhar informação, analisar e estudar ações complementares que estabeleçam sinergias entre iniciativas regionais. A SHYNE dará também apoio aos projetos desenvolvidos através desta iniciativa, bem como à capacidade de gestão do conhecimento e promoção da investigação em tecnologias pioneiras, que têm como objetivo posicionar Espanha na vanguarda do desenvolvimento deste vetor de energias renováveis.

O evento foi inaugurado por Josu Jon Imaz, CEO da Repsol, também presente em nome da presidência da SHYNE. "Devido à sua localização, o Corredor de Hidrogénio do Ebro será uma alavanca fundamental para desenvolver com eficácia todo o potencial desta área geográfica, e com uma dimensão transfronteiriça da futura economia do hidrogénio, permitindo uma maior integração das cadeias de valor a nível europeu", afirmou.

O Corredor de Hidrogénio do Ebro potenciará ações em toda a cadeia de valor, incluindo a produção, transporte, utilizações e armazenamento. Em termos de produção de hidrogénio renovável, o consórcio pretende instalar uma capacidade de produção de 400 MW em 2025 (implicando 1,5 GW de capacidade de produção renovável associada), e 1,5 GW em 2030 (6 GW de energias renováveis).

Entre as principais linhas de acção, conta-se ainda a promoção das utilizações finais do hidrogénio renovável, tanto no setor dos transportes como para utilização industrial. O objetivo de alcançar uma produção anual de 250.000 toneladas de produtos derivados de hidrogénio renovável, tais como metanol, amoníaco ou combustíveis sintéticos até 2030, é especialmente importante. O consórcio irá também promover a criação de uma rede de infraestruturas com 20 estações de abastecimento de hidrogénio até 2025, com a instalação de até 100 pontos até 2030, para facilitar a utilização de hidrogénio renovável no transporte terrestre, marítimo, e ferroviário.

Paralelamente, serão promovidos projectos transfronteiriços de armazenamento e transporte de hidrogénio renovável com o sul de França, para favorecer a interligação com a Europa e posicionar Espanha como produtor relevante no mercado continental de hidrogénio. A coordenação ficará a cargo da Comunidade de Trabalho dos Pirenéus, uma organização transfronteiriça e interterritorial.

O hidrogénio renovável é uma das principais fontes de energia para a descarbonização da economia, devido, principalmente, à sua versatilidade. O hidrogénio já é utilizado no setor industrial como matéria-prima, principalmente na refinação, produção de amoníaco, indústria siderúrgica, e indústria química. Todos estes produtos terão uma menor pegada de carbono graças ao hidrogénio renovável. Contudo, este gás tem também múltiplas outras utilizações: é, por si só, um combustível limpo - em mobilidade é utilizado na produção de combustíveis sintéticos e em células de combustível -, e também pode ser utilizado para armazenar energia renovável e, assim, ajudar a contornar a intermitência da produção de eletricidade eólica e solar fotovoltaica. A coordenação entre todas as iniciativas regionais é um elemento-chave para conseguir a implementação eficiente da economia de hidrogénio e para alcançar os objetivos nacionais e europeus.

O projecto SHYNE, sob a liderança da Repsol, visa promover ações interterritoriais e projetos de hidrogénio renovável em todas as áreas da economia espanhola e promover a rápida descarbonização. A SHYNE será responsável pela implementação de projetos em dez comunidades autónomas em Espanha, e contará com um investimento total de 3,23 mil milhões de euros para desenvolver as tecnologias mais competitivas e contribuir para a evolução, tanto da indústria espanhola como das suas infraestruturas, no sentido da descarbonização, gerando mais de 13.000 empregos.