CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Qualidade da Escola vai aumentar o preço da habitação

5 de abril de 2019

O preço das casas nas zonas mais próximas das melhores escolas públicas tende a aumentar, mimetizando o que se passa noutras cidades europeias, como Londres ou Paris.

O ranking das escolas divulgado recentemente é o primeiro após a aprovação do novo Despacho Normativo, que impede encarregados de educação e educandos de terem diferentes domicílios fiscais. De acordo com o mais recente estudo da Colliers International, à medida que o controlo se torne mais efectivo, será expectável que o preço das casas nas zonas mais próximas das melhores escolas públicas tenda a aumentar, mimetizando o que se passa noutras cidades europeias, como Londres ou Paris, onde as casas mais próximas das melhores escolas chegam a ter um prémio próximo dos 10%, levando a que, por exemplo, um apartamento de 250.000 euros se aprecie até aos 275.000 euros.

A Colliers faz uma primeira abordagem ao impacto que este regulamento poderá ter no preço da habitação, sobretudo, nas grandes cidades. A correlação entre a qualidade das escolas e o preço da habitação é uma das temáticas mais estudadas no imobiliário. Em Portugal, apesar da regulamentação existente, a falta de controlo das moradas, permitia, efectivamente, que os pais escolhessem a escola da sua preferência, independentemente da sua área de residência.

"A aprovação do Despacho Normativo 6/2018 promete moralizar o sistema de admissão, mas o impacto desta alteração no preço das casas não será imediato. A lentidão do processo de mudança de casa, bem como o peso das escolas privadas, sobretudo no ensino secundário, tenderão a suavizar e prolongar no tempo, o impacto desta regulamentação", admite a consultora.