

Mais qualidade de vida no interior
Os ratings concelhios da Marktest confirmam que os concelhos do interior têm mais qualidade de vida. Castelo de Vide lidera a lista.
Uma análise do rating de qualidade de vida mostra como os concelhos do interior obtêm melhores classificações, considerando globalmente os indicadores base deste rating, como amplitude térmica, taxa de mortalidade infantil, taxa de criminalidade, equipamentos de saúde ou cultura per capita, etc.
O concelho de Castelo de Vide encabeça a lista dos concelhos com maior rating de qualidade de vida, com 16,9, numa escala de 1 a 20. Seguem-se-lhe outros concelhos do mesmo distrito de Portalegre: Sousel, Fronteira, Alter do Chão e Marvão, que obtêm entre 15,8 e 16,2 pontos deste rating.
No extremo oposto da tabela encontra-se Felgueiras, com um rating de 5,5, a que se seguem os concelhos de Palmela, Lousada, Paredes e Benavente, que não excede um rating de 6,1.
Municípios online
O rating de qualidade de vida é composto por 13 indicadores que pretendem medir a qualidade de vida de cada concelho. Cada indicador foi classificado com uma notação de 1 a 20 tendo em conta a posição do concelho no conjunto dos 308 concelhos do país.
Disponíveis numa nova aplicação web, os ratings concelhios são novas métricas criadas pela Marktest que pretendem dar novas ferramentas às entidades locais ou às empresas com dispersão regional, ao permitir observar de forma rápida e intuitiva os principais pontos fortes e fracos de cada concelho. Estes ratings estão disponíveis numa aplicação web que a empresa lançou em 2014: Municípios Online.