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Escritórios, reabilitação e turismo são a tendência deste ano

4 de abril de 2017

Os investidores estão interessados em escritórios, na reabilitação urbana e no turismo. Lisboa é cada vez mais competitiva, com diversas iniciativas que captam a atenção estrangeira.

Segundo o estudo de mercado imobiliário WMarket Review da consultora Worx, o mercado de investimento europeu demonstrou sinais de retoma em todos os segmentos de atividade, com especial destaque para o segmento de escritórios que liderou a escolha dos investidores internacionais e nacionais. O relatório adianta que o segmento de escritórios foi o grande impulsionador do mercado em 2016, protagonizando as maiores transacções do ano, representando 46% do valor investido. Em Portugal, estes resultados também se reflectiram verificando-se uma retoma gradual. 

"Se tomarmos como padrão o sector imobiliário, notamos ainda um maior destaque de Portugal vis-à-vis outros países do seu contexto económico próximo ou comparável. De acordo com as estatísticas publicadas pela insuspeita OCDE, o peso relativo no PIB dos impostos sobre a propriedade – incidindo sobre a sua transmissão, detenção e financiamento – é em Portugal melhor do que na maior parte dos países da EU onde apenas a Alemanha e os novos estados do leste europeu conseguem suplantar claramente Portugal na carga fiscal, estática e dinâmica, sobre a propriedade imobiliária", salienta Fernando Castro Silva, partner da Garrigues, que comenta no WMARKET ‘17.

Fernando Medina, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, outro dos comentadores no estudo afirma que "recuperar a ideia do bairro como uma comunidade, considerando a heterogeneidade etária, cultural, étnica, linguística e de acesso aos meios informáticos. Trata-se, isso sim de construir uma Cidade de Futuro, respeitando a sua história e as dinâmicas locais e ligando os elos entre cidadãos, tornando-a mais humana e socialmente sustentável.“

Isto a propósito da reabilitação urbana e o turismo terem sido áreas de destaque ao longo do ano 2016, sendo que a reabilitação urbana acabou por funcionar como uma porta de entrada e interesse aos investidores. Lisboa tornou-se numa cidade cada vez mais competitiva, com diversas iniciativas que captam a atenção estrangeira. O sector da reabilitação urbana voltou a apresentar um crescimento positivo nos seus indicadores, registando um crescimento de 7,5% comparativamente ao ano 2015. No total foram licenciados 330 projectos para reabilitação urbana, o que representa 91% do total de obras licenciadas. 

Para o sector do turismo, a Worx prevê para 2017, um crescente aumento do interesse por parte de cadeias hoteleiras internacionais em investir em Portugal, seguido a trajectória do ano 2016 em que se assistiu a abertura de 43 novas unidades em Portugal, sendo um aumento de 59% face a 2015. Neste sentido, Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, afirma que "os últimos anos reflectem extraordinários progressos no que se refere à qualidade das infraestruturas turísticas, à melhoria da formação profissional, ao desenvolvimento de novos produtos e à transformação dos modelos de negócio. (…) Acreditamos, assim, que um forte posicionamento do negócio turístico assente na vantagem competitiva da acessibilidade para todos será determinante não só para o sucesso do sector mas, sobretudo, uma forma de fazer mais e melhor Turismo".

A área de retalho ficou marcada pela expansão de várias marcas e implantação em Centros Comerciais, Retail Parks e comércio de rua – que teve uma excelente performance. Já o mercado industrial continuou a ser caracterizada por uma actividade pouco dinâmica, assente em grande parte em operações de expansão ou construção de novas instalações.

O estudo de mercado WMARKET ’17 elaborado pela Worx, com edição dupla em português e inglês, compila os principais resultados das várias áreas do imobiliário, destacando quais as tendências para o presente ano. "Como One Stop Advisor é esse o nosso papel, posicionamo-nos na linha da frente, enquanto advisor no mercado imobiliário, com uma equipa multidisciplinar que nos permite apresentar as melhores soluções em função dos melhores resultados, atraindo investimento. Assumimos esta postura pelo know-how que possuímos nos vários departamentos, dotando-nos de ferramentas que permitem abordar o mercado imobiliário em todas as suas vertentes", admite Pedro Rutkowski, CEO da Worx.