A monumental obra de Norman Foster patente no Centre Pompidou em Paris
A exposição Norman Foster está em exibição no Centre Pompidou em Paris, França, de 10 de Maio a 7 de Agosto de 2023. Seis décadas de projectos e obras de um dos maiores arquitectos do mundo.
Com cerca de 2.200 metros quadrados, a exposição percorre os diferentes períodos da obra do arquitecto, destacando projectos de referência como a sede da Hongkong and Shanghai Banking Corporation (Hong Kong, 1979-1986), o Carré d'Art (Nîmes, 1984-1993), Aeroporto Internacional de Hong Kong (1992-1998) e Apple Park (Cupertino, Estados Unidos, 2009-2017).
A exposição explora o trabalho do arquitecto através do prisma de sete temas: Natureza e Urbanidade; Pele e osso; Cidade Vertical; História e Tradição; Planeamento e Local; Redes e Mobilidade e Futuro. Desenhos, esboços, maquetes originais e dioramas, juntamente com muitos vídeos, permitem que os visitantes mergulhem em 130 grandes projectos.
Na entrada da exposição pode ver-se uma galeria de desenhos inéditos, cadernos de esboços, croquis e fotografias feitas pelo arquitecto.
Um catálogo de 264 páginas acompanha a exposição, apresentando a obra do arquitecto pelo prisma de oitenta de seus projectos mais significativos. Esta monografia apresenta três portfólios que mostram as primeiras fontes de inspiração para projectos conduzidos em colaboração com Richard Buckminster Fuller, juntamente com outros desenhos e esboços. Este volume coletivo é editado pelas Éditions du Centre Pompidou, sob a direcção de Frédéric Migayrou, curador da exposição.
Fotografias de Nigel Young, da Foster + Partners