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80% das empresas do sector do turismo já estão a utilizar Inteligência Artificial

21 de agosto de 2024

Uma grande parte das empresas do sector (40%) destacam que uma das principais razões para a integração de IA nas operações é a de melhorar o conhecimento, o relacionamento e a experiência do cliente.

A conclusão vem da análise sectorial do relatório Ascendant da Minsait (Indra) que, numa análise denominada ‘IA: radiografia de uma revolução em curso’, analisou o grau de adopção em empresas privadas e instituições públicas. O impacto da tecnologia no turismo é de tal forma promissor, que 80% das empresas do sector já utilizam IA em pelo menos uma área específica das suas operações diárias.

Luís Monção, director de Indústria e Consumo da Minsait em Portugal, salienta que “a inteligência artificial emerge como um factor essencial para impulsionar as operações, a inovação e a melhoria contínua no sector de Turismo e Viagens nos próximos anos. As empresas mais bem preparadas para liderar num futuro mais competitivo e dinâmico, serão aquelas que comecem a adoptar e a integrar esta transformação em primeiro lugar, de forma estratégica e eficaz”.

De acordo com o relatório Ascendant, a área onde o sector do Turismo e Viagens está a experimentar mais com a inteligência artificial é na gestão de reservas e venda de serviços turísticos, com 33% das empresas a desenvolver casos de uso específicos, como sistemas de recomendação hiperpersonalizados.

Entre outros casos de uso específicos, verifica-se que um terço das empresas do sector utiliza a IA para a gestão de operações de logística e hospedagem, ou para a promoção turística. Por outro lado, 22% utiliza a tecnologia para melhorar a experiência e o serviço ao cliente no destino, assim como para a gestão de frotas e rotas, ou para a gestão de inventários. A gestão de incidências e o controlo de carga e descarga de aeronaves são outros pontos de intervenção e casos de uso da tecnologia na indústria do turismo.

Um dos principais benefícios da implementação de IA no sector prende-se com a optimização de processos, que para além de aumentar a eficiência operacional e a produtividade, um dos principais motivos de integração para 67% das empresas, também permite melhorar significativamente a qualidade e a personalização da experiência do cliente. No final, estes ganhos são traduzidos numa maior conversão e fidelização, características estratégicas que podem marcar a diferença nos próximos anos.

O relatório destaca ainda que, em todas as empresas relacionadas com viagens e turismo, a IA é capaz de analisar, tirar conclusões, identificar padrões e desenvolver ações. No entanto, a captação de talento com conhecimentos avançados ou a falta de mecanismos de governação e segurança, são algumas das barreiras que dificultam a incorporação desta tecnologia.

O impacto da tecnologia de IA na cadeia de valor do sector do turismo é significativo. Actividades básicas como a identificação de tendências emergentes, a gestão de reservas e atividades, ou também na área do marketing têm-se transformado com a implementação de análises preditivas, sistemas de recomendação e processamento automatizado, bem como algoritmos de segmentação e chatbots capazes de personalizar as interações.

O relatório Ascendant destaca igualmente o papel da inteligência artificial na adopção de práticas responsáveis na indústria hoteleira, capazes de enfrentar os desafios da sustentabilidade, com casos de uso específicos no âmbito ESG, como a implementação de sistemas de gestão ambiental inteligente em hotéis.