Portugal está a produzir um barco de transporte de passageiros eléctrico, com zero emissões, e até 80% mais eficiente do que os actuais ferries a gasóleo e já existe um protótipo: o MBFY10.
Portugal respondeu ao apelo da Comissão Europeia para criação de edifícios e redes eléctricas digitais e interoperáveis na Europa. Tratou-se de um projecto de cerca de 36 milhões de euros, com 50 parceiros, liderado por instituto de I&D português.
De 22 a 28 de Novembro, uma equipa de sete pessoas, com diferentes nacionalidades, vai estar isolada na Gruta do Natal, na Ilha Terceira (Açores), a replicar o ambiente lunar.
A solução desenvolvida em parceria com o INESC TEC, permite concentrar num único equipamento as várias funções que implicam a comunicação entre os veículos e os sistemas na via, sendo significativa a redução da complexidade e custos da instalação e manutenção.
Investigadora do INESC TEC vence prémio internacional EDP Labelec com tese que melhora a previsibilidade da produção de energia elétrica de base renovável.
A investigadora portuguesa Carla Silva Gonçalves é uma das três finalistas na categoria “Young Energy Trailblazer” dos Prémios Europeus de Energia Sustentável, promovidos pela Comissão Europeia.