Mais de 40 000 jovens de 18 anos foram seleccionados no âmbito da iniciativa DiscoverEU da Comissão Europeia para descobrir a Europa de forma gratuita. Portugal conta com mais de 900 jovens seleccionados, num total de quase 5 mil candidaturas nacionais.
O Governo aprovou o reforço da garantia pública para a compra de casa por jovens até aos 35 anos em 250 milhões de euros à CGD e em 25,8 milhões de euros ao Banco CTT, segundo despacho hoje publicado.
Compra de casa por jovens até aos 35 anos disparou (+59%) de 2023 até ao presente, de acordo um estudo da ERA Portugal.
Pelo 40.º aniversário do espaço Schengen, a Comissão Europeia proporcionará a 40 000 jovens uma oportunidade de descobrir a Europa no âmbito da iniciativa DiscoverEU, uma ação do programa Erasmus+.
O novo simulador da Deco Proteste permite aos jovens consultar programas e incentivos à habitação (compra e arrendamento) disponíveis em cada município.
A Universidade Nova de Lisboa lança uma plataforma para facilitar o encontro entre estudantes à procura casa e pessoas com quartos vagos, no âmbito de um projecto que já ajudou mais de 40 alunos deslocados.
"Independência habitacional em Portugal varia consideravelmente consoante a faixa etária". As Áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto analisadas ao detalhe.
A isenção de impostos na compra de primeira habitação já beneficiou 11.700 jovens, segundo os números hoje atualizados pela ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes.
O Governo determinou que o montante máximo da garantia pública para a compra de casa por jovens até aos 35 anos é de 1.200 milhões de euros.
Após as isenções de IMT e IS em Agosto, jovens até 35 anos passaram a representar 49,2% dos pedidos de crédito habitação, comparado a 35,8% em 2023, revela o idealista.