Mariana Mortágua afirma que os bairros em Lisboa se transformaram em "Disneylândias", com excesso de turistas e alojamento local, insistindo na necessidade de limitar esta actividade.
O Bloco de Esquerda propôs uma redução imediata das taxas de juro do crédito à habitação da Caixa Geral de Depósitos (CGD) para aliviar as famílias à custa dos lucros do sector bancário.
A coordenadora do BE, Mariana Mortágua, propôs a canalização do Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT) para um fundo autárquico nacional a ser redistribuido por critérios de coesão territorial.
Inspirado no Canadá, o Bloco de Esquerda apresentou um projecto de lei para proibir a venda de imóveis a cidadãos ou empresas com sede ou residência permanente no estrangeiro.
O BE entrega hoje no parlamento propostas de alteração ao orçamento para acabar definitivamente com os 'vistos gold' e criar uma taxa sobre lucros extraordinários nos setores alimentar, energético e da banca.
A coordenadora do BE disse que vai propor que o limite de aumento das rendas se aplique não só aos contratos em vigor, mas também aos novos contratos porque as rendas “não podem” subir mais.
O BE propõe no seu programa eleitoral uma nova lei do arrendamento que preveja tectos máximos de rendas e contratos mínimos de cinco anos.