No 2º trimestre deste ano, o país contabilizava 6.300 milhões de euros de crédito em incumprimento no sistema financeiro, volume que equivale a 3,0% de todo o crédito concedido - revela estudo da Prime Yield.
Após uma queda de 44% na actividade de venda em 2022, o volume de carteiras de NPL transaccionadas no mercado português deverá manter-se em torno dos 1.700 milhões de euros - diz estudo Prime Yield.
“O mercado português de crédito malparado (NPL) é um caso de estudo, o nosso país está claramente na linha da frente a nível europeu”, afirma Armando Castanheira, COO da Hipoges em Portugal.
O país perdeu ritmo na redução do crédito malparado. Em Junho existiam 7,5 MM€ em crédito em incumprimento nos bancos portugueses.
No final de 2021, Portugal contabilizava 7.700 M€ de crédito malparado na Banca, equivalente a 3,5% do montante total de crédito atribuído. Este stock diminuiu 37% face ao final de 2020.
Prime Yield lança a nova edição do estudo “Investing in NPL in Iberia”. O desempenho do mercado transaccional de “Non-Performing Loans” em Portugal e Espanha.