A Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal considerou que a decisão judicial sobre apartamentos para turistas em prédios de habitação "poderá causar um impacto muito negativo" e "destabilizar" a actividade.
A AHRESP - Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal lamentou hoje a aprovação da suspensão de registos de Alojamento Local (AL) em 14 freguesias de Lisboa.
Em Julho, 55,3% dos empréstimos concedidos às empresas do sector do alojamento e restauração encontravam-se em moratória, a maior percentagem entre os vários sectores de actividade.
A AHRESP considera que a descida temporária do IVA nos serviços de alimentação e bebidas pode evitar a crescente perda de milhares de postos de trabalho.
10 medidas na área do Consumo, Liquidez, Financiamentos, Fiscalidade, Emprego e Qualificação. Este é o número de propostas que a AHRESP enviou ao Governo, para salvar o alojamento turístico e a restauração.
Até Janeiro de 2022, por cada euro gasto no consumo nos restaurantes aderentes ao “Ganhe Milhas à Mesa”, os membros SATA Imagine acumulam 1 milha e usar em viagens nas companhias aéreas açorianas.
As medidas que foram anunciadas pelo Governo têm um enorme impacto nas empresas de restauração e similares e do alojamento turístico e a AHRESP defende apoios simples e universais.
A AHRESP defende a prorrogação das moratórias bancárias até ao final de Março de 2022, de forma a garantir a sustentabilidade dos negócios e a manutenção dos postos de trabalho.
Para responder às necessidades de empregadores e de quem procura trabalho na Restauração e Similares e do Alojamento Turístico, a AHRESP lança plataforma de recrutamento para a restauração e o alojamento turístico.
A AHRESP defende que sejam revistos e flexibilizados os critérios de acesso a financiamento bancário por parte das empresas do sector de alojamento turístico, restauração e similares.