O Secretário de Estado do Turismo garantiu em diversos Meios de Comunicação Social que o prazo de vida do Alojamento Local está garantido até 2030 e que, até lá, não vão ser cancelados registos. A ALEP contesta e assegura que o Governo quer matar o AL.
A Direção da ALEP - Alojamento Local em Portugal considera que o Governo pretende acabar com o Alojamento Local e, não o querendo fazer agora, adiou o seu fim para 2030.
Face à possível suspensão por parte da autarquia de Vila Nova de Gaia, de novos registos de Alojamento Local no concelho, a ALEP avança que problema da falta de habitação não é responsabilidade do AL.
Eduardo Miranda, presidente da ALEP – Associação do Alojamento Local em Portugal, foi apontado para representar a European Holiday Home Association, associação internacional que representa o sector.
O Porto teve 1.779 Alojamento Local cancelados durante os dois anos de pandemia e abriu 1.615, o que significa uma redução de registos de AL pela primeira vez, avançou hoje à Lusa fonte da ALEP.
A Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal considerou que a decisão judicial sobre apartamentos para turistas em prédios de habitação "poderá causar um impacto muito negativo" e "destabilizar" a actividade.
O Alojamento Local na capital teve quebras de facturação entre 55% e 60% em 2021, diz a associação do sector, que garante haver 3.500 alojamentos inactivos.
Os novos hóspedes do alojamento local (AL) nos centros urbanos, como Lisboa e Porto, são nómadas digitais, doentes em tratamento, professores, profissionais de saúde ou divorciados.
Dezembro voltou a ser um mês dramático em termos de cancelamentos no alojamento local, revela a ALEP, sendo similar à vaga de Junho/Julho, com a agravante de se terem concentrado no Natal e Ano Novo.
A ALEP revela que suspensão de novos registos de Alojamento Local na cidade, aprovada ontem em reunião do executivo camarário, é uma mensagem aos lisboetas de que os interesses dos jogos políticos vão ficar acima dos interesses e debates sobre o futuro da cidade.