CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Reabilitacao

 

Loures: Recuperação do Palácio Valflores vai custar 5 M€

16 de novembro de 2016

A Câmara Municipal de Loures aprovou hoje um projecto para a execução de obras de recuperação e restauro do Palácio Valflores, em Santa Iria da Azóia, uma intervenção orçada em mais de um milhão de euros.

O projecto, que foi aprovado hoje por maioria em reunião do executivo liderado pelo comunista Bernardino Soares, prevê a execução da consolidação estrutural, restauro e protecção de elementos arquitectónicos do Palácio Valflores.

Mandado construir no séc. XVI por Jorge de Barros, feitor de D. João III na Flandres, e considerado um exemplo da arquitectura residencial renascentista em Portugal, o Palácio Valflores, foi considerado há um ano um dos 14 monumentos mais ameaçados na Europa, segundo uma lista divulgada pela Europa Nostra, principal organização europeia do património.

Em declarações à agência Lusa, o vice-presidente da Câmara Municipal de Loures, Paulo Piteira, explicou que este projecto terá um custo de mais de um milhão de euros e será composto por uma "fase inicial", desenvolvida em três etapas.

"Na fase inicial queremos evitar a todo custo que o palácio caia. Se não queremos perder o que lá está temos de defender a estrutura", sublinhou o autarca.

Paulo Piteira referiu que a primeira etapa da fase inicial de recuperação do palácio vai arrancar no próximo ano e será submetida a uma candidatura a fundos comunitários, no valor de 328 mil euros: "Relativamente às fases dois e três teremos de procurar outras fontes de financiamento, pois trata-se de um esforço municipal muito elevado", ressalvou.

O autarca disse, ainda, que o objectivo da fase inicial é tornar o palácio visitável, não existindo ainda uma previsão temporal.

Em termos globais, a Câmara de Loures estima que a recuperação total do Palácio de Valflores custe cerca de cinco milhões de euros.

Lusa/DI