CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Reabilitacao

 

Alojamento Local na região de Lisboa ajuda à reabilitação urbana

16 de novembro de 2016

A expansão do Alojamento Local na região de Lisboa e Vale do Tejo tem sido responsável por 40% da reabilitação de imóveis que estavam desocupados. Este é um dos resultados de um inquérito junto de 6 mil empresários do Alojamento Local (AL) na região de Lisboa e Vale do Tejo que foi realizado pela Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), em parceria com o ISCTE e a Sítios, e com o apoio do Turismo de Portugal.

Segundo noticia o Jornal Económico, dois quintos do AL na região de Lisboa e Vale do Tejo recuperou imóveis desocupados, sendo que 61% dos empresários identifica a carga fiscal como ameaça à sua actividade. O relatório indica ainda que metade dos empresários de AL espera recuperar o investimento num ano e 73% dos hóspedes valorizam o apoio do anfitrião.

Relativamente aos imóveis utilizados neste tipo de exploração turística, a tipologia mais representada é a de Apartamento (74%), seguido de Moradia (12%) e Hostel (9%). Antes de serem utilizados para este fim, cerca de 40% dos imóveis analisados estavam desocupados e 27% eram habitação própria.

Quanto aos gestores de AL, cerca de 69% são proprietários dos imóveis, enquanto os restantes 31% são inquilinos. 

Apesar dos AL estarem localizados em imóveis relativamente recentes, cerca de 25% estão ainda instalados em edifícios anteriores a 1950.