Portugal registou em Outubro uma subida de 13% nas insolvências e uma queda de 3,4% nas constituições de empresas face a 2024, embora o ano mantenha um saldo positivo na criação de novas empresas.
O empréstimo “verde” é, mais do que um produto financeiro, um instrumento de política pública e de responsabilidade social. Opinião de CEO da Gestlifes.
A Caixa Geral de Depósitos vai pedir um reforço em 250 milhões de euros da garantia pública a que pode aceder para crédito à habitação para jovens, disse hoje o presidente executivo.
A taxa de juro no crédito à habitação desceu 7,9 pontos para 3,228% entre Agosto e Setembro, mês em que, pela primeira vez desde maio de 2023, os juros representaram menos de metade do valor da prestação.
A Finsolutia apresentou o Habic, a sua nova plataforma que permite aos intermediários de crédito gerir, automatizar e acelerar todo o processo de crédito à habitação, desde o primeiro contacto até à escritura.
Um estudo recente da Crédito y Caución reviu em baixa o crescimento do PIB europeu devido à queda da procura e às tensões comerciais com os EUA.
De acordo com um estudo da Crédito y Caución, espera-se um crescimento zero em 2025 devido à falta de trabalhadores qualificados, aos elevados custos laborais e à redução das despesas de investimento.
O papel dos intermediários de crédito, a inovação e o compliance como factores de confiança e o impacto das políticas públicas no acesso à habitação são os temas centrais em discussão, no dia 10 de Setembro.
A taxa de juro média das novas operações de crédito à habitação, que incluem renegociações, voltou a descer em Julho, pelo sexto mês consecutivo, para 2,88%, avança o Banco de Portugal (BdP).
Os empréstimos para habitação mantiveram em Julho a trajectória de aceleração e aumentaram 8,1% em termos homólogos, o crescimento mais elevado desde Agosto de 2008, somando 106.325 milhões de euros, avança hoje pelo Banco de Portugal.