O consumo em Portugal cresceu 12% face ao mesmo período do ano passado. Para este crescimento contribuiu o aumento em 23% de transacções com cartões estrangeiros e de 11% com cartões nacionais.
Os empréstimos aos particulares para habitação e consumo voltaram a acelerar - diz hoje o Banco de Portugal.
Os empréstimos a particulares voltaram em Fevereiro a acelerar nas finalidades habitação e consumo, aumentando 4,6% e 4,3% em termos homólogos.
O volume de negócios no comércio a retalho passou de um aumento homólogo de 2,8% em Setembro para um crescimento de 3,4% em Outubro - diz INE.
A confiança dos consumidores recuou mais de dois pontos em Novembro na zona euro e na União Europeia (UE), face ao mês anterior.
Os empréstimos à habitação interromperam em Junho a trajectória ascendente registada desde Dezembro de 2019, recuando para os 94.793,9 M€. - Banco de Portugal
Em março de 2020, as novas operações de empréstimos para a habitação totalizaram os 952 milhões de euros.
O Banco de Portugal divulga a evolução da taxas de juro em empréstimos a particulares e a sociedades. A taxa de juro média para Habitação cai para mínimo histórico pelo 6.º mês consecutivo.
Os meses de novembro e dezembro de 2020 marcaram uma “interrupção da recuperação parcial” da actividade económica observada desde Maio
O Instituto Nacional de Estatística confirmou hoje que a taxa de variação do Índice de Preços no Consumidor (IPC) foi nula em 2020.