CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

Prémio Egon Eiermann aberto à arquitectura portuguesa

7 de abril de 2019

É a primeira vez que a EQUITONE® traz o Prémio Egon Eiermann para Portugal, abrindo aos estudantes e recém-licenciados em arquitectura do nosso país a possibilidade de concorrer à prestigiada competição com origem na Alemanha e, assim, aceder a uma plataforma internacional de grande visibilidade para apresentarem as suas ideias de design a uma vasta audiência europeia e mundial.

Criado na Alemanha em 1991, em homenagem a Egon Eiermann — um dos mais proeminentes arquitectos alemães da segunda metade do século —, o prémio promovido pela EQUITONE® conta já com 28 edições, distinguindo anualmente os melhores projectos desenvolvidos por estudantes e recém-licenciados em arquitectura naquele país.

Este ano, no âmbito da celebração do seu 29º aniversário, a EQUITONE® decidiu alargar o âmbito do Prémio Egon Eiermann, abrindo-o a vários outros países europeus, nomeadamente a Alemanha, Suíça, Áustria, Espanha e Portugal. Além de um prémio pecuniário, os trabalhos vencedores serão amplamente divulgados com o apoio da EQUITONE®, numa série de iniciativas que incluem uma exposição e a sua publicação numa edição especial dedicada. Os projectos vencedores serão eleitos por um painel internacional de jurados de renome: Ludwig Wappner (Alemanha), Nieto/Sobejano (Espanha), Barbara Holzer (Suíça), Michael Obrist (Áustria), Levente Szabó (Hungria) e Patrícia Barbas(Portugal).

Sob o mote «Consolidação da cidade: densificação urbana de edifícios e prédios devolutos», o desafio proposto pelo Prémio Egon Eiermann à comunidade de jovens arquitectos é o de apresentar uma solução de design para um edifício, prédio devoluto ou uma área disponível para construção preexistente numa qualquer cidade mundial, que pode ser escolhida livremente pelo candidato.