CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

Arquitecto Arno Brandlhuber abre conferências da Trienal de Lisboa

7 de abril de 2019

O arquitecto e urbanista alemão Arno Brandlhuber vai abrir o terceiro ciclo de conferências "Distância Crítica" da Trienal de Arquitectura de Lisboa, a 5 de Fevereiro, no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa.

Coproduzido pela Trienal de Arquitetura de Lisboa e pelo CCB - Garagem Sul, o ciclo abre este ano com o fundador do atelier Brandlhuber+, cujo trabalho tem por base a colaboração com outros estúdios de arquitectura e outras áreas disciplinares.

Com especial interesse no "brutalismo industrial", no seu portfolio encontram-se projectos de arquitectura como “Brunnenstrasse 9”, uma ruína que passou a ser um polo criativo em Berlim (2009), “The Antivilla” projecto de reabilitação de uma fábrica de lingerie, em Krampnitz (2014), e “a Igreja St. Agnes” transformada em Centro de Artes, também em Berlim (2015).

Arno Brandlhuber também tem desenvolvido trabalhos de investigação, exposições, publicações ou acções expressas de activismo político, focando-se nas questões de legislação e no seu impacto na produção arquitectónica e urbana.

Professor convidado numa das mais reconhecidas escolas de arquitectura do mundo, a ETH (Instituto Federal de Tecnologia e Engenharia) de Zurique, tem marcado presença nas Bienais de Arquitectura de Veneza de 2004, 2006, 2008, 2012 e 2016.

De acordo com um comunicado da Trienal de Arquitetura, Brandlhuber tem vindo a "questionar a perspectiva meramente estética, técnica e económica da arquitectura dominante nos dias de hoje, recentrando o seu papel e a sua importância na ordenação das relações sociais e políticas".

Com o título "Architecture as Argument", nesta conferência, em Lisboa, Brandlhuber irá abordar o papel do vídeo, da televisão, o ´online´, entre outras imagens efémeras na produção espacial e, no discurso arquitectónico no seu sentido mais lato.

Após a conferência, segue-se a habitual conversa crítica orientada pela arquitecta Lucinda Correia, cofundadora da Artéria – Humanizing Architecture, um atelier de arquitectura independente e multidisciplinar, fundado em 2011, que concebe, desenvolve e divulga projectos no âmbito da reabilitação urbana.

A conferência irá decorrer no dia 5 de Fevereiro, pelas 19:00, no Grande Auditório do CCB.

Lusa/DI