CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

Dimensão tecnológica no contexto da arquitectura escolar em debate na Casa da Arquitectura

27 de janeiro de 2020

A terceira e última conversa do Ciclo Plural será dedicado ao tema "Tecnologias", convocando a dimensão tecnológica no contexto da arquitectura escolar.

O evento acontece na próxima quarta-feira, 29 de Janeiro, às 18h00, na Casa da Arquitectura.  Esta sessão tem como convidados Artur Mexia (Director Técnico da Technal), Nuno Brandão Costa (Arquitecto), Rui Furtado (Engenheiro), Vasco Freitas (Docente FEUP) e Raúl Bessa. A moderação está a cargo de Susana Marvão, jornalista especializada em Tecnologias da Informação e Comunicação (Revista Business.IT).

A introdução à sessão será feita pelo Director Executivo da Casa da Arquitectura, Nuno Sampaio, e a estudante Francisca Mendonça apresentará o projecto ESCOLAS: Complexidade e Interpretação e, em particular, os objectivos do Ciclo de Conversas e o sentido do debate Tecnologias.

A Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) e a Casa da Arquitectura são as entidades organizadoras do ciclo de conversas PLURAL, que assinala o segundo momento de reflexão e difusão do projecto de investigação ESCOLAS: Complexidade e Interpretação, sediado no Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU-FAUP). 

Considerando o desempenho activo e relevante dos edifícios escolares na instrução dos alunos, pretende-se promover um diálogo sobre o papel determinativo da inovação tecnológica, com consequências tanto no espaço escolar, como nos utilizadores. A significativa carga infraestrutural, a que os mais recentes diplomas legais induziram, veio a exigir da arquitectura um conjunto diversificado de soluções que, oscilando entre a exposição e a ocultação daqueles sistemas, se confrontaram com a especificidade da intervenção em edifícios preexistentes. Complementarmente, as questões da universalidade e, em particular, da garantia de acessibilidade à globalidade do espaço escolar permitiram que a arquitectura reafirmasse a sua responsabilidade social, contribuindo para ampliar o valor pedagógico da instituição escolar. Assim, a integração das novas tecnologias, não se isenta da reinvenção de um novo modelo de ensino-aprendizagem que, repensando a organização espaço-funcional, favorece o desenvolvimento de novas práticas pedagógicas e ainda infraestrutura a sala de aula tradicional.