CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

Acervo do arquitecto Carrilho da Graça vai para a Casa da Arquitectura

29 de janeiro de 2020

O arquitecto João Luís Carrilho da Graça vai incorporar na Casa da Arquitectura (CA) - Centro Português de Arquitectura o acervo de mais de 40 anos de actividade profissional que contempla cerca de 300 projectos, mais de uma centena dos quais tendo resultado de concursos públicos.

Ainda que este extenso conjunto inclua planos executados para os mais diversos países – Espanha, França, Chipre, Itália, Suíça, Bélgica, Holanda, Alemanha, Áustria, Hungria, Finlândia, Egipto, Brasil e Estados Unidos da América –, a grande maioria diz respeito ao território nacional, incluindo projectos bem conhecidos pelo público português, como as Piscinas em Campo Maior (1982-1990), a Ponte sobre a Ribeira da Carpinteira na Covilhã (2003-2009) ou o Terminal de Cruzeiros em Lisboa (2010-2018).

Entre o conjunto do material incorporado é possível encontrar desenhos e escritos de Carrilho da Graça e dos seus colaboradores, mas também uma extensa colecção de maquetas que representam tanto as obras construídas, como algumas versões diferentes das que acabaram por ser executadas, ou até mesmo, em alguns casos, projectos que não chegaram a passar do papel.

João Luís Carrilho da Graça, nascido em 1952, arquitecto desde 1977, vive e trabalha em Lisboa. A Cerimónia de assinatura do Contrato de Depósito do Acervo  vai decorrer no próximo dia 15 de Fevereiro, pelas 15h30, no Arquivo da CA. A apresentação da obra estará a cargo de Delfim Sardo.