CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Arquitectos portugueses brilham no Kuwait

14 de março de 2018

As Casas na Areia, no sul do Kuwait, foram desenhadas pelo Gabinete AAP - Associated Architects Partnership , fundado por arquitectos Kuwaitis e também dois arquitectos portugueses.

A arquitectura portuguesa estende-se cada vez mais aos 'quatro cantos' do Mundo e a prova está aqui neste projecto, localizado nesta cidade marítima de Sabah Alahmed Alsabah, na parte sul do Kuwait foi desenvolvida com o propósito de expandir a linha costeira disponível e de trazer o mar para o deserto, criando uma série de canais ancorados por várias docas e marinas, e por outras atividades recreativas. Os cinco lotes das cinco residências situam-se num dos canais interiores com essa relação sobre o mar.  

O projecto foi elaborado por pelo atelier AAP Associated Architects Partnership, fundado por Abdulatif Al Mishari, Osvaldo de Sousa, e Rui Vargas. Tendo como colaboradores: Telmo Rodrigues, Carla Barroso, Pedro Miranda, Alba Duarte, Lionel Estriga, Carlo Palma, Mohammed Karout, Emanuel Grave, António Brigas, Elvino Domingos, João Costa, Hassan Javed, Duarte Correia, Mariana Neves, Luís Esteves.

Segundo a memória descritiva, desde logo, a ideia consistiu em desenvolver um sentido de unidade, usando a mesma linguagem arquitectónica de geometria simples, assim como o mesmo conceito primário e o mesmo programa organizativo, resultando numa imagem contemporânea de continuidade e proporção, onde suaves e harmoniosas variações garantem uma complexidade e uma diversidade controlada a este conjunto de casas.    

"A definição do programa envolve uma interpretação dos modos de vida Kuwaitianos e das suas necessidades inerentes, relacionando as áreas sociais familiares com a praia, os pátios exteriores, jardins e piscina. Posicionados no piso térreo e com vista privilegiada sobre o canal, partilham a capacidade de combinar os usos por parte dos seu utilizadores, com o objectivo de maximizar a flexibilidade, assim como, associar os espaços interiores aos exteriores de uma forma confortável, estendendo a casa até aos limites do lote. No lado oposto à praia, junto à entrada é colocado o espaço de recepção formal para convidados, a diwanyia", lê-se.  

A equipa projectista optou por o primeiro piso surgir cintado por uma parede envolvente, parcialmente perfurada, que garante efectivamente a privacidade imposta pelo programa. Suporta certas variações programáticas sem comprometer a unidade enquanto conjunto. Mais contido em si mesmo, é reservado aos quartos, com uma vista abrangente e protegida, sobre a cidade.

"A vista panorâmica de 360 graus sobre Khiran, faz da cobertura um apetecível espaço de lazer, combinando uma zona de estar e socializar, tornando-o num local ideal para experimentar o pôr-do-sol quando a ausência de sombra é tolerável. 

As instalações dos funcionários, situados em diferentes pisos, estão conectados diretamente com os seus círculos de actividade.

 Esta ideia repete-se pelas cinco casas, multiplicando o mesmo conceito organizacional elementar. Apesar de o esquema ser muito semelhante, a composição volumétrica apresenta ligeiras variações que fazem cada casa única da sua própria forma. Quando vistas da estrada, as casas têm uma repetição mais clara dos mesmos princípios, do lado do canal é possível entender uma heterogeneidade  mais evidente.

 A abordagem simples e neutra, procura restaurar o uso, as funções e a habitabilidade, com um conceito básico de pátios e sombra, em contradição natural ao que a este ponto revela este desenvolvimento urbano. A anarquia de desenhos arquitectónicos, falta de critério nas cores, texturas, opções construtivas e volumetrias, começa a criar uma certa imagem heterogénea de um lugar ainda em definição".

As fotografias são do fotógrafo português João Morgado.

FICHA TÉCNICA

Nome do projecto: Areia

Arquitectos: AAP Associated Architects Partnership

Principals - Abdulatif Al Mishari, Osvaldo de Sousa,  Rui Vargas.

Collaborators -Telmo Rodrigues, Carla Barroso, Pedro Miranda, Alba Duarte, Lionel Estriga, Carlo Palma, Mohammed Karout, Emanuel Grave, António Brigas, Elvino Domingos, João Costa, Hassan Javed, Duarte Correia, Mariana Neves, Luís Esteves.

Arquitectura paisagista: Collaborators -Susana Pinheiro.

Interior Design: Collaborators -Leonor Feyo.

MEP: Colaboradores -Rúben Rodrigues, Vando Beldade, Mohammed Hassan.

Desing Gráfico: Colaboradores - Aquilino Sotero.

Localização: Al Khiran, Kuwait

Ano: 2017

Project Management: Asbuilt

Project Manager - Asbuilt - Colabores – Vando Beldade.

Créditos de fotografia: João Morgado              

Photographer website: www.joaomorgado.com