CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

15º Congresso dos Arquitectos começa amanhã

24 de outubro de 2018

Arranca amanhã o 15º Congresso dos Arquitectos que se realiza pela primeira vez no ponto mais a sul de Portugal. A iniciativa, que termina no Sábado, 27 de Outubro, decorre no Centro de Congressos do Arade, em Lagoa e vai reunir mais de 300 arquitectos para a discussão de temas que vão da valorização do património às difíceis condições de acesso à profissão.

O primeiro-ministro, António Costa, a secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Célia Santos e secretária de Estado da Habitação, Ana Pinho marcam presença nas sessões de abertura e de fecho dos trabalhos que têm como tema central o "Património Arquitectónico e Paisagístico", já que 2018 é o Ano Europeu do Património Cultural.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, preside à comissão de honra, composta por diversas individualidades, nesta que é a reunião magna da Ordem dos Arquitectos no ano em se cumprem 20 anos sobre a sua criação.

Ao longo dos três dias do Congresso, que tem uma estrutura de participação diferente da adoptada em edições anteriores, para lá do tema agregador o debate vai contemplar três subtemas: o ordenamento e valorização do território, a reabilitação do património arquitectónico e paisagístico e a prática profissional dos arquitectos.

A resposta dos arquitectos aos riscos territoriais, os caminhos actuais de acesso à profissão, os modos de exercício da profissão e a importância dos arquitectos como decisores e intervenientes políticos são alguns dos assuntos em análise.

O Congresso recebe no primeiro dia, pelas 19.30 horas, a conferência internacional do arquitecto espanhol Emilio Tuñón que será apresentado por João Carlos dos Santos, Subdirector-Geral do Património Cultural (DGPC). Sob o título "O tempo enquanto material de construção" a palestra é aberta ao público.

A Fundación Docomomo Ibérico e o Conselho Internacional dos Arquitectos de Língua Portuguesa estão entre os vários convidados do Congresso, estando previstas, no dia 26 de Outubro, reuniões de trabalho das duas organizações internacionais.

No último dia, pelas 15.30 horas, a OA promove a conferência "Reabilitação do Património no Algarve, Caso de estudo: Conservação, reabilitação e valorização das muralhas de Lagos", também com entrada livre, que tem como oradores os arquitectos Frederico Mendes Paula e José Aguiar.

Paralelamente ao Congresso vão estar patentes ao público no Centro de Congressos do Arade, três exposições que documentam a evolução da OA ao revisitar os acontecimentos culturais, profissionais e políticos desta instituição bem como uma feira de materiais.

Ainda no âmbito do Congresso a Ordem dos Arquitectos vai realizar, nos dias 26 e 27 de Outubro, visitas guiadas a alguns locais exemplificativos do património algarvio.