CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Reabilitacao

 

Viana do Castelo: reabilitação urbana em alta

11 de julho de 2018

A Câmara de Viana do Castelo, em três anos, registou 1.900 processos de reabilitação urbana e , "só em 2017, o investimento privado atingiu quase 20 milhões de euros” - afirmou José Maria Costa, presidente da autarquia minhota, que falava aos jornalistas à margem da conferência sobre "Reabilitação Urbana em Viana do Castelo - Investimentos e Instrumentos de Financiamento". O autarca adiantou que apesar do trabalho feito desde 2013, o concelho "precisa, nos próximos anos, de mais entre 200 a 300 novos fogos de habitação e mais duas a três unidades hoteleiras, de quatro estrelas, para fazer face às necessidades do concelho face aos eventos que acolhe".

Como exemplos da "grande necessidade" de alojamento no concelho apontou os "cerca de seis congressos nacionais e internacionais" que estão previstos para a capital do Alto Minho".

José Maria Costa destacou que, "entre 2014 e 2017, os investimentos em reabilitação urbana ascenderam a 60 milhões de euros", frisando que "nos últimos três anos, o investimento privado rondou os 40 milhões de euros e que, em curso até 2020, o município tem cerca de 20 milhões de euros de investimentos".

“Só em 2017, o investimento privado atingiu quase 20 milhões de euros, mais do dobro que em 2016”, referiu.

A câmara municipal "está a investir, até 2020, no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), 20 milhões de euros em 30 diferentes projectos, cuja intervenção será focada nas sete Áreas de Reabilitação Urbana (ARU).