CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Reabilitacao

 

Porto: Reabilitação do bairro do Monte da Bela custa 5,5 M€

31 de julho de 2018

Câmara Municipal do Porto anunciou que as obras de reabilitação do bairro do Monte da Bela, em Campanhã, que envolvem um investimento de cerca de 5,5 milhões de euros, deverão estar concluídas em 2020.

Na sua página oficial, a autarquia refere que a reabilitação deverá estar “terminada em Junho de 2020” e está dividida em três fases, que vão “abranger os sete blocos que constituem o aglomerado”, pretendendo “restituir a qualidade de vida ao complexo habitacional”.

“Na primeira fase, já iniciada, serão reabilitados os edifícios 05, 06 e 07, que deverão estar prontos em Maio de 2019. Seguem-se os blocos 01 e 03 - fase 02 - cuja conclusão dos trabalhos está prevista para Novembro do mesmo ano. A terceira e última fase da empreitada irá contemplar os blocos 02 e 04 e tem como prazo final dos trabalhos Junho de 2020”, revelou.

A autarquia explica que a reabilitação vai englobar “trabalhos ao nível de coberturas, fachadas e empenas, vãos e caixilharias e secadouros”.

Nas zonas comuns, “a envolvente exterior e interior das caixas de escadas coletivas” vai ser encerrada e tratada e vão ainda ser instalados e remodelados os equipamentos hidráulicos e mecânicos, o sistema solar térmico e as instalações elétricas e de telecomunicações.

No comunicado, a câmara municipal acrescentou que tanto no interior do Centro de Integração Profissional para Surdos como na Associação Recreativa e Desportiva Bairro do Monte da Bela vão ser feitas obras de reabilitação.

O presidente da Câmara Municipal, Rui Moreira, e o vereador da Habitação e Coesão Social, Fernando Paulo, dirigiram, no final da semana passada, a sessão de apresentação das obras.

A empresa municipal de habitação da Câmara do Porto, Domus Social, lançou no dia 25 de outubro de 2017 um concurso público para a reabilitação do bairro do Monte da Bela.

Em causa está a reabilitação dos sete blocos daquele bairro, construído em 1970, que é composto por sete blocos e onde residem cerca de 518 pessoas.

LUSA/DI