CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

Lisboa: candidatura da calçada portuguesa a Património Cultural

13 de dezembro de 2016

A Câmara de Lisboa aprecia na quinta-feira o arranque do processo de candidatura da calçada portuguesa a Património Cultural Imaterial da Humanidade, bem como a recolocação da escultura criada para homenagear os calceteiros, retirada após vandalismo.

Na proposta, a autarquia frisa "ser importante a promoção da calçada e da arte de calceteiro enquanto elementos identitários da cidade de Lisboa", razão pela qual pretende concretizar estas duas medidas.

No que toca à recolocação da escultura, o município vai celebrar um protocolo com a Associação Portuguesa dos Industriais de Mármores, Granitos e Ramos Afins (Assimagra) - representante dos produtores de calçada -, que "manifestou interesse em colaborar com a Câmara Municipal de Lisboa na promoção da calçada portuguesa enquanto elemento de identidade e valorização do espaço público, nomeadamente no fornecimento da pedra de calçada necessária ao enquadramento do conjunto escultórico".

O documento assinado pelo vereador do Urbanismo, Manuel Salgado, pela vereadora da Cultura, Catarina Vaz Pinto, e pelo vereador social-democrata António Prôa recorda que, em 2006, a autarquia "entendeu homenagear a actividade dos calceteiros […] através de um monumento que representasse a arte de calceteiro".

Por essa razão, o escultor Sérgio Stichini criou o "Monumento ao Calceteiro", que foi colocado na Rua da Vitória (Baixa Pombalina).

Porém, a escultura foi vandalizada e retirada do local, estando desde então guardada pelo município num outro espaço.

O objetivo é que, com a aprovação da proposta, seja agora colocado junto à praça dos Restauradores.

Nalgumas zonas da cidade, com excepção dos bairros e zonas históricas, a autarquia está a substituir a tradicional calçada por passeios mais largos feitos de cimento branco e pedra de lioz, numa tentativa de tornar a circulação mais confortável e segura.

A medida tem gerado alguma contestação de moradores.

Lusa/DI