CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

Lisboa: 10 navios para a Transtejo e 14 composições para o Metro

5 de abril de 2018

O ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, disse hoje no Parlamento que irá ser lançado até ao final do Verão um concurso para a aquisição de 10 novos navios para reforço da frota da Transtejo. Durante o dia o seu ministério, anunciava em comunicado, que o Metropolitano de Lisboa “foi autorizado a investir 210 milhões de euros na aquisição de 14 novas composições”, com base numa decisão do Conselho de Ministros.

João Matos Fernandes, perante a Comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas da Assembleia da República, referiu esta tarde que a aquisição destes dez novos navios, que deverão estar todos disponíveis até 2022, representam um investimento de 50 milhões de euros, dos quais 15 serão financiados com fundos comunitários.

O governante apresentou uma calendarização da aquisição destes navios, perspectivando quatro para 2020, três para 2021 e outros três em 2022.

Na sua intervenção, o governante destacou ainda o facto de, em 2017, o número de passageiros da Transtejo e da Soflusa – as duas transportadoras fluviais - ter crescido cerca de 4,5 %.

Relativamente a intervenções, João Matos Fernandes deu ainda conta ao Parlamento de que, durante este ano, serão intervencionados cinco navios da Transtejo e seis da Soflusa.

A Soflusa faz a ligação entre o Barreiro e Lisboa, enquanto a Transtejo é a empresa responsável pelas ligações do Seixal, Montijo, Cacilhas e Trafaria/Porto Brandão à capital.

Nos últimos meses, ambas as empresas enfrentaram vários problemas devido à falta de barcos e a avarias sucessivas nos que estão operacionais.

 

14 novas composições para o Metro de Lisboa

 

Por sua vez, o Metropolitano de Lisboa foi autorizado a investir 210 milhões de euros na aquisição de 14 novas composições, de acordo com um comunicado do Ministério do Ambiente que cita uma resolução do Conselho de Ministros. O investimento passa ainda pela modernização dos sistemas de segurança, de sinalização e de controlo de circulação, o que permitirá aumentar a frequência de circulação das composições. Os concursos vão ser lançados em Julho, revelou o ministro João Matos Fernandes no Parlamento.

Segundo o titular da pasta dos transportes, serão compradas 14 unidades triplas que equivalem a sete comboios.

O concurso para novo material circulante está orçado em 110 milhões de euros, a que se somam 100 milhões de euros para a modernização dos sistemas de segurança, sinalização e controlo de circulação cuja a antiguidade, disse hoje Matos Fernandes, levaram o anterior Executivo a dar ordem para reduzir a frequência e a velocidade de circulação no Metro de Lisboa.