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Internacional

 

Espanha: Investimento em centros comerciais supera 3.500 M€

28 de junho de 2017

O volume de investimento em transacções de Centros Comerciais em Espanha alcançou os 3.500 milhões de euros, 59,1% superior ao valor registado em 2015. Segundo o Estudo de Mercado de Centros Comerciais 2016/2017 elaborado pela Aguirre Newman, este foi um valor histórico. Durante o primeiro trimestre de 2017, esta actividade permaneceu também muito activa, tendo alcançado mais de 1.000 milhões de euros.

Em 2016 o sector de Centro Comerciais em Espanha foi, pelo segundo ano consecutivo, um dos mais dinâmicos do mercado imobiliário, apenas precedido pelo segmento de escritórios. No que diz respeito ao tipo de investidores, os fundos de investimento institucionais têm sido mais representativos com 52% do volume total, seguidos das SOCIMI’s que tiveram um peso superior a 38%. A restante actividade tem sido proveniente de empresas do sector imobiliário e investidores privados.

 

35 operações de investimento

 

Foram realizadas mais de 35 operações de investimento em 2016 no país vizinho, sendo 7 referentes a portefólios. A principal operação registada foi a compra do “Centro Comercial y de Ocio Diagonal Mar” em Barcelona, por cerca de 490 milhões de euros, adquirido pelo Deutsche Bank. Também a compra da Metrovacesa pela Merlin Properties teve um impacto significativo no segmento de Centros Comerciais, representando 28% do volume total.

 

No decorrer de 2016 registou-se uma ligeira compressão das taxas de rentabilidade inicial devido ao favorável enquadramento macroeconómico e a perspectiva de aumento de rendas. No caso dos Centros Comerciais Prime, têm sido fechadas operações abaixo dos 4%, representando um mínimo histórico das yields neste mercado.

No final de 2016, o stock total de superfícies de Centros Comerciais em Espanha era de 15.624.653 m² de ABL num total de 580 projectos, resultando numa área média de 26.940 m². SE se atender que o nível teórico de equilíbrio de saturação comercial se situa entre 300 e 325 m² de ABL por cada 1.000 habitantes, verifica-se que Espanha se encontra com valores superiores ao ideal, com 334 m².

Segundo a informação da Associação Espanhola de Centros Comerciais (AECC), a afluência aos centros comerciais continuou em 2016, com a tendência crescente verificada nos últimos anos. Em 2016, foram alcançadas 1.934 milhões de visitas, um crescimento de 1,5% face ao ano anterior. A acompanhar esta dinâmica estiveram as vendas em centros comerciais que aumentaram cerca de 3,8%, alcançando 42.464 milhões de euros. Este crescimento resultou num aumento de vendas por metro quadrado de ABL em 3,3% face ao ano anterior.