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Hotelaria continua bem e recomenda-se

25 de maio de 2017

De acordo com dados da AHP - Associação da Hotelaria de Portugal, o mês de Março registou variações positivas em todos os indicadores, com destaque para o destino Grande Porto com uma subida a dois dígitos no RevPAR (Preço médio por quarto disponível) e no GMTH (Receita média por turista no hotel).

Os resultados apresentados referem-se ao universo das unidades de 5 a 3 estrelas (quer no período de 2017 quer no período homólogo de 2016).

 

Taxa de ocupação

Em Março de 2017, a taxa de ocupação por quarto nos estabelecimentos hoteleiros nacionais, de 3 a 5 estrelas, atingiu os 64%, registando uma subida de 1,9 p.p. face a Março de 2016. De igual forma, verificou-se uma variação positiva na maioria das categorias, em particular nas unidades de três estrelas, com um crescimento de mais 4,6 p.p., exceptuando as unidades de cinco estrelas que registaram uma variação regressiva de menos 0,6 p.p. 

O destino turístico Madeira mantém a liderança na taxa de ocupação, atingindo em Março os 84%, seguido de Lisboa com 76% e do Porto com 69%.

 

Preço médio por quarto ocupado (ARR)

Em Março, o ARR dos hotéis de 3 a 5 estrelas fixou-se nos 70 euros, crescendo mais 5% face ao período homólogo, com particular evidência nas unidades de quatro estrelas com um aumento de mais 6%.

 

Preço médio por quarto disponível (RevPAR)

Em Março, o RevPar dos hotéis aumentou 8% face ao período homólogo, mantendo-se o destaque para os destinos turísticos de Lisboa, com 69 euros, Madeira e Grande Porto com 49 euros e um extraordinário crescimento de 17%.

 

Estada Média

A estada média na hotelaria nacional de 3 a 5 estrelas pelo segundo mês consecutivo, volta a fixar-se nos 2 dias, valor superior em 5% ao período homólogo.

 

Módulo Comercial

Da análise do módulo comercial do sistema de estatísticas, AHP Tourism Monitors, em Março o peso das dormidas nacionais foi de 21%, enquanto as dormidas do mercado externo chegaram aos 79%. Quanto à proveniência dos hóspedes, verificou-se que 35% corresponderam a nacionais e 65% estrangeiros.

 

Nacionalidades

Relativamente ao número de hóspedes internacionais, coube à Alemanha (12%) a maior quota de mercado nos hotéis nacionais, seguida do Reino Unido (8%), França  (7%) e Espanha (6%) .

 

Motivação

Em Março, o lazer, recreio e férias manteve-se como  principal motivação das dormidas nos hotéis de 3 a 5 estrelas, com 76%, seguida da motivação negócios/profissionais com 16%.

Cristina Siza Vieira, presidente executiva da Associação da Hotelaria de Portugal, comentou a este propósito: “Em Março, os hotéis nacionais registaram um aumento na taxa de ocupação, mas foram os preços que reflectiram um maior crescimento face ao ano anterior. De destacar, no entanto, um abrandamento relativamente aos dois primeiros meses do ano.”