CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

 

 

 

 

 

Casas em madeira ganham cada vez mais adeptos

14 de abril de 2017

A madeira na construção nacional nunca foi muito utilizada, apesar de ser um dos materiais mais antigos na história da Humanidade. A madeira fez parte integrante das primeiras construções do Homem e desde então tem acompanhado a sua evolução até aos dias de hoje. Em grande parte dos países ela ainda é o elemento principal para a construção mas em Portugal, existe ainda uma certa resistência à sua utilização.
Contudo, as mentalidades mudam e a sua utilização começa a ser uma realidade. Não só porque as questões ambientais são importantes como também a utilização de uma arquitectura mais contemporânea.
Se no nosso imaginário as casas de madeira são construídas ao estilo do Oeste americano, ou à casa do Pai Natal na Lapónia, a realidade é que elas são muito mais versáteis e podem ser projectadas com toda a criatividade das casas contemporâneas. Com linhas arquitectónicas modernas e arrojadas, muitos são os projectos que vão nascendo em Portugal. Contudo, o estilo tradicional pode ser uma opção. Depende sempre do gosto de cada um e a oferta é já multifacetada.
São muitas as empresas que apostam neste material e nos projectos em casas de madeira. As soluções vão cada vez mais ao encontro dos desejos dos portugueses. Modernas ou tradicionais, o importante é que este material tradicional é acima de tudo natural e ecologicamente um dos mais eficientes.

A madeira é o único material de construção verdadeiramente sustentável

Uma árvore, através da fotossíntese, realiza três tarefas ao mesmo tempo: por cada metro cúbico de madeira, absorve uma tonelada de CO2 e liberta 700 kg de oxigénio. A madeira é o único material de construção verdadeiramente sustentável. É o único material que se consegue repor na natureza durante a vida útil. É o melhor processo para se voltar a armazenar o CO2, que esteve armazenado sob a forma de combustíveis fósseis durante milhões de anos, e que foi libertado para a atmosfera nas últimas gerações.

É o único material utilizado na construção que necessite de tão pouca energia na sua produção: Terra, água e energia solar são suficientes. O processo construtivo em madeira é mais rápido, gera menos impacto no local de implantação e respectivos acessos. A eficiência térmica da madeira significa que as construções que utilizam a madeira como elemento construtivo poupam energia e emissões de CO2 durante a vida útil do edifício.

Arquitectura em madeira moderna e arrojada

Aliar a madeira à arquitectura moderna é um dos desafios de muitos arquitectos portugueses. Se antes, estes projectos eram na maioria modelos importados de outros países, actualmente, são já muitos os arquitectos que trabalham e projectam casas modernas e arrojadas.

E ter uma casa de madeira não implica nenhuma burocracia extra. Construir uma habitação com este material acontece exactamente nos mesmos moldes que uma de construção tradicional.