CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Turismo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Reabre o mais histórico hotel de luxo da cidade do Porto

23 de abril de 2018

Depois de cinco meses de um intensivo processo de restauração e renovação, o Hotel Infante Sagres, o primeiro cinco estrelas da cidade do Porto, volta a abrir portas. Em plena Baixa portuense, o hotel reabre agora, totalmente renovado, com 85 quartos, dos quais 10 são luxuosas suites, e ainda o cosmopolita Vogue Café. O projeto significou um investimento de 8,5 milhões de euros. 

O novo proprietário desde 2016, o grupo The Fladgate Partnership, descreve-o como uma “joia”. "O seu interior é desenhado em detalhes preciosos, que carregam um legado de mais de seis décadas. Foi agora cuidadosamente lapidado para devolver o luxo e sofisticação que sempre lhe foram caraterísticos. E, assim, tal como uma joia, desafia a passagem do tempo e ambiciona a eternidade", revela em comunicado o grupo The Fladgate Partnership.

Neste requalificação foram construídos 15 novos quartos. Os agora 85 quartos, entre os quais 10 luxuosas suites, estão decorados individualmente com obras de arte originais e detalhes requintados, que completam a experiência. A suite Royal, tipologia premium do hotel e onde já ficaram hospedados vários artistas e até membros da realeza, é o expoente máximo do luxo e requinte que caracterizam o “novo velho” Infante Sagres.

Entre as principais novidades está também o Vogue Café, que coloca a cidade do Porto no roteiro dos famosos espaços com a chancela da Condé Nast International. Um espaço sofisticado e cosmopolita, cuja decoração, esboçada pelo designer de interiores portuense Paulo Lobo. No terraço interior do edifício emerge também um novo deck com piscina.

A obra de renovação reuniu várias equipas especializadas em restauro e conservação com a missão de recuperar a traça original do edifício, nomeadamente os tetos e as molduras detalhadas, os majestosos vitrais, os ostentosos lustres e candeeiros e o mobiliário histórico. Dezenas de profissionais trabalharam incessantemente ao longo dos últimos meses com os mais meticulosos instrumentos (esponjas, bisturis e escovas de dentes) para desvendar toda a sua autenticidade.  

O grupo lembra ainda que os vitrais que iluminam a imponente escadaria que faz a ligação entre os pisos são uma das obras primas do hotel e por isso aquela que também mereceu especial cuidado e atenção. Os cerca de 500 painéis desenhados pela oficina Ricardo Leone foram retirados, limpos e recuperados ao longo de oito meses e a sua recolocação demorou mais três.

Os luxuosos lustres da sala de pequenos-almoços e lobby do hotel foram desmontados, peça por peça, limpos e restaurados, ganhando um novo brilho. Entre o mobiliário estão peças que contam a história do hotel, mas também peças adquiridas pelo grupo em leilões de arte e antiquários, para recuperar o estatuto de “museu” que o hotel teve nos seus tempos áureos.

Adrian Bridge, CEO do grupo The Fladgate Partnership, revela que “o Infante Sagres faz parte da história do Porto. Além de ser o primeiro hotel de cinco estrelas, está localizado em pleno centro da cidade e assistiu a toda a sua evolução nas últimas seis décadas. Hoje em dia, está no epicentro desta fervilhante energia que atravessa a cidade e renasce pronto para oferecer a quem a visita uma experiência de luxo e requinte. E estende o convite à cidade com o novo Vogue Café, um espaço que une a elegância intemporal da marca Vogue com o charme distinto do Infante Sagres”.