CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Turismo

 

 

 

 

 

Preservar o montado alentejano na Figueirinha Ecoturismo

10 de agosto de 2020

Na Figueirinha Ecoturismo, a conservação da natureza faz parte do seu ADN e traduz-se por um conjunto de boas práticas: reduzir ao mínimo a pegada ambiental de residentes e visitantes – ensinamentos que transmitimos aos nossos hóspedes, especialmente, aos mais novos –, com recurso a energias renováveis (fotovoltaica e biomassa) e a adopção das máximas reciclar, reutilizar, cultivar e preservar.

Há 24 anos (1996), o casal Alexandre Coutinho e Paula Silva investiram numa propriedade na costa alentejana e construiram um refúgio perfeito para todos os amantes da natureza e da sustentabilidade. "Em 2011, construímos uma casa de campo - no lugar de uma antiga ruína - com recurso a mão-de-obra e materiais locais, abrindo um turismo em espaço rural no ano seguinte. Introduzimos o conceito de Glamping (Glamorous camping) em 2014, com a instalação de uma tenda de safari assente numa plataforma de madeira (minimizando a impermeabilização do solo) e demos início ao nosso projecto de permacultura, com uma estação de compostagem e uma horta biológica", explica Alexandre Coutinho.

A Herdade da Figueirinha dos Condados, apresenta uma área de 1,975 hectares, localizada entre São Luís e Relíquias, concelho de Odemira e a 27 quilómetros da costa e de Vila Nova de Milfontes.

Um lugar onde a natureza é rainha, a piscina biológica é um dos ex-libris da Figueirinha Ecoturismo. "Com uma área aproximada de 150 metros quadrados (dois terços dos quais exclusivamente para plantas), assume o papel outrora desempenhado pelos charcos temporários, favorecendo a reprodução de rãs verdes, tritões marmoreados e outras espécies anfíbias. Acolhe répteis de passagem, como os cágados mediterrânicos; protege aves em migração em busca de descanso e constitui um ponto de água para pequenos mamíferos, como ginetes, doninhas, fuinhas e saca-rabos", refere Alexandre

Em 2020, o casal concretizou ainda o sonho antigo de criar um polo de observação da natureza no Vale Figueira, dotado de uma tenda de Glamping (Hambanine), a partir da qual é possível ouvir, sentir e experimentar o meio natural envolvente. Observação de estrelas, birdwatching, fotografia, caminhadas e passeios a pé, BTT ou a cavalo, são algumas das atividades que propomos a partir da Figueirinha Ecoturismo.

Para reforçar a componente de preservação, assegurar a manutenção do empreendimento e atrair novos visitantes até ao final do ano e em 2021, lançaram recentemente uma campanha de crowdfunding (financiamento colaborativo) – “um lugar de sonho na Costa Alentejana” – na plataforma PPL: www.ppl.pt/figueirinha

Até ao dia 31 de Agosto, os participantes nesta campanha terão a oportunidade de apoiar com contributos que variam entre 10 e os 350 euros. Em troca, receberão recompensas (como um cabaz de produtos da Figueirinha) e poderão efectuar reservas de estadias em condições especiais.