CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Turismo

 

 

 

 

 

Hotel “5 estrelas” em estação espacial internacional

4 de fevereiro de 2020

A NASA estabeleceu uma parceria com a empresa norte-americana Axiom Space com a finalidade de desenvolver e produzir cabines comerciais de alojamento que serão acopladas na estação espacial internacional e que funcionarão como um hotel num futuro muito próximo.

Segundo um comunicado da NASA, o "Segmento Axiom" da Estação Espacial expandirá significativamente o volume utilizável e habitável na estação em órbita sobre o nosso planeta e utilizá-lo-à como um observatório da Terra com janelas de 360 graus.

A primeira fase do projecto consiste na ampliação da estação espacial internacional, para que os astronautas que o habitem possam ficar em missão por mais tempo e com mais conforto, mas, numa segunda fase, o objectivo do projecto é criar cabines de luxo que possam funcionar como unidades de alojamento de turismo espacial .

Segundo a NASA, o projecto é um primeiro passo para o crescimento de uma “economia robusta” ligada a viagens em baixa órbita terrestre – mas não só. “O trabalho da Axiom para criar um destino comercial no espaço é um passo crítico para que a NASA atenda às suas necessidades de longo prazo de treinamento de astronautas, pesquisa científica e demonstrações de tecnologia de órbita”, afirmou Jim Bridenstine, administrador da agência espacial norte-americana.

O primeiro módulo comercial, segundo a Axiom, deverá ser lançado já em 2024 , o qual foi já concebido pela empresa em parceria com o famoso designer francês Philippe Starck, um velho amigo de Portugal onde volta e meia passa longas temporadas na Comporta.

Como explica Starck no seu sítio, “As acomodações serão confortáveis e luxuosas, com telas interactivas e principalmente com a vista privilegiada para o espaço e, claro, para o planeta Terra – com uma atracção ainda mais especial: no lugar de um pôr do sol espectacular, na Estação Espacial Internacional o sol põe-se 16 vezes por “dia”.

A visão de Starck era criar um ninho, um ovo confortável e amigável, que apresentasse materiais e cores provenientes de um universo fetal. As paredes são polvilhadas com centenas de nano-Leds com cores mutáveis, como uma continuação da visão do universo através das grandes janelas. Assim como todos os tons de luzes e cores do dia e da noite, o ovo também viverá com o humor e o biorritmo de seu habitante.

Os preços da estadia na plataforma não foram ainda divulgados mas é de prever que cada pernoita custe vários milhões de dólares.