CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Turismo

 

China: coronavírus provoca queda a pique na ocupação hoteleira

5 de fevereiro de 2020

Em apenas doze dias a ocupação hoteleira na China continental baixou 53%, passando de 70% em 14 de Janeiro, para 17% em 26 de Janeiro, último dia da análise realizada pela STR, organização de reputação mundial em informação e dados sobre o Turismo e a industria da hospitalidade. Segundo esta organização “oito dos 10 quartos em média ficaram desocupados” e, desde então para cá, a situação não parou de se agravar.

É inegável que o surto de novo coronavírus vai ter consequências desastrosas na economia da segunda potência mundial, sendo certo que o turismo será um dos mais atingidos.

No entanto a STR alerta que os efeitos do novo coronavírus no turismo não se limitarão à República Popular da China, país que, em 2019, segundo o China Travel Guide, teve 178,4 milhões dos seus habitantes a visitarem países estrangeiros. A STR afirma que “uma possível queda de 28% nas visitas da China aos EUA em 2020 equivaleria a uma perda de 4,6 milhões de noites em quartos de hotel vendidos e 5,8 mil milhões de dólares (5,3 mil milhões de euros) em gastos com visitantes.