CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Turismo

 

Air China poderá retomar ligações directas entre a China e Portugal

9 de novembro de 2018

As ligações aéreas directas entre a China e Portugal, suspensas desde 15 de Outubro por decisão da Capital Airlines, deverão ser retomadas nos próximos meses pela transportadora aérea Air China, informou o boletim noticioso China-Lusophone Brief (CLBrief). A publicação informa estarem a decorrer negociações discretas “que, caso venham a ser bem-sucedidas, farão com que o serviço directo seja retomado pela Air China”.

Recorde-se que a Capital Airlines, do grupo HNA de Hainão, anunciou em Agosto passado que iria suspender os voos directos entre a China e Lisboa, capital de Portugal, entre 15 de Outubro e Março de 2019, decisão tomada por “razões operacionais.”

A ligação realizava através de três voos por semana, entre a cidade de Hangzhou, na costa leste da China, e Lisboa, com paragem em Pequim. A ligação teve início a 26 de Julho de 2017, tendo transportado mais de 80 mil passageiros no primeiro ano de actividade – refere a informação.

O grupo HNA, de que a Capital Airlines faz parte — sendo esta empresa parceira de David Neeleman na companhias Azul, TAP e Aigle Azur — está a atravessar uma crise financeira complicada, depois de ter encerrado o ano de 2017 com um passivo estimado em 598 mil milhões de yuans (82,6 mil milhões de dólares).

O CLBrief refere ainda que, caso as negociações em curso mantiverem o actual momento positivo, existe a possibilidade de o reinício das ligações aéreas directas entre os dois países ser anunciado quando o Presidente Xi Jinping efectuar uma visita a Portugal no início de Dezembro.

As fontes citadas pelo China-Lusophone Brief indicaram que o primeiro voo da Air China para Lisboa poderia realizar-se no início de Fevereiro de 2019.

Segundo o CLBrief, que cita dados oficiais, os turistas chineses que visitaram Portugal em 2017 proporcionaram uma receita turística de 130 milhões de euros.

Macauhub/DI