CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Habitação by century 21

 

 

 

Vendas crescem a um ritmo recorde

30 de abril de 2017

Os resultados do inquérito PHMS de Março de 2017, realizado pelo RICS e a Confidencial Imobiliária apontam para uma “dinâmica considerável no mercado de compra e venda com as vendas acordadas a crescer ao ritmo mais forte já registado”.

Os respondentes profissionais ao inquérito confirmam também quer um aumento das expectativas de procura quer das expectativas de vendas.

No mercado de arrendamento, porém, confirma-se um panorama sem mutação: a escassez de oferta por parte dos arrendatários a impulsionar a subida das rendas.

 

Expectativas de subida de preços das casas é mais forte no Algarve

“No geral, os resultados de Março apontam para um cenário ainda mais positivo no mercado de compra e venda, sendo expectável que a actividade se intensifique, superando o previsto anteriormente” refere o estudo. O aumento da actividade é observado em todas as regiões cobertas pelo inquérito (Lisboa, Porto e Algarve). Ao mesmo tempo, as expectativas de vendas para os próximos 3 meses reforçaram-se ao nível nacional pela primeira vez em três meses.

O estudo alerta porém que “não se observou qualquer alteração do lado da oferta, indicando que o aumento da procura não se fez acompanhar por um aumento da colocação de imóveis no mercado”. Daí que a “forte procura e a escassez de oferta continuam a impulsionar a subida dos preços, embora o ritmo de crescimento se tenha mantido constante relativamente a Fevereiro”.

Considerando uma visão a longo prazo, os respondentes acreditam que as subidas de preços mais significativas ao longo dos próximos 12 meses surgirão no Algarve. Os inquiridos prevêem que o ritmo de crescimento irá convergir para Lisboa e para o Algarve nos próximos cinco anos, enquanto as expectativas permanecem um pouco mais fracas no Porto.