CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Habitação by century 21

 

 

Uma casa em Oeiras vende-se em 24 horas

25 de junho de 2018

Isaltino Morais, presidente da Câmara Municipal de Oeiras, revelou à Lusa que actualmente uma casa no município vende-se em 24 horas.

O autarca explica que se está  a viver um tempo muito complicado, “porque se junta à procura nacional a procura externa […]. Cada vez há mais estrangeiros a procurar Portugal e, neste momento, há uma incapacidade em Oeiras, pelo menos, existe uma incapacidade quase total de responder à procura que se faz sentir”.

De acordo com Isaltino Morais, é preciso investir em construção nova para responder à “falta de casas na Área Metropolitana de Lisboa [AML], independentemente da procura gerada pelo turismo, pelo alojamento local”, já que nos últimos cinco anos não se construíram novas habitações.

“Desde o início do século XX até aos dias de hoje, nunca se conheceu um período de tão elevada especulação imobiliária. As casas sobem todos os dias, existem poucos empreendimentos - dois ou três - em construção e no espaço de um mês aumentam 20% o valor das casas, isto porque a procura excede de longe a oferta”, referiu Isaltino Morais, perspectivando um equilíbrio dentro de dois ou três anos, uma vez que o ritmo de entrada de pedidos para construção acelerou desde 2016.

Para o presidente de Oeiras autarquia, até que possa haver um equilíbrio no mercado imobiliário, “o preço das casas vai continuar a subir, seja ao nível da venda, seja ao nível do arrendamento, tornando-se absolutamente incomportável para os rendimentos médios das famílias portuguesas”.

LUSA/DI