CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Habitação by century 21

 

Preços das casas subiram 6,3%

20 de setembro de 2016

O Índice de Preços da Habitação (IPHab) subiu 6,3% no no segundo trimestre deste ano, face a igual período de 2015. Segundo os dados divulgados hoje pelo INE - Instituto Nacional de Estatística, quando comparado com o trimestre anterior, o IPHab acelerou pelo terceiro trimestre consecutivo, passando de uma variação de 1,8% no 1º trimestre para 3,1%.

Os alojamentos existentes mostraram, pelo segundo trimestre consecutivo, uma taxa de variação dos preços superior ao observado para os alojamentos novos (3,5% contra 2,1%, respectivamente).

Entre Abril e Junho de 2016, transaccionaram-se 31 768 alojamentos, o que representa um aumento de 29,6% face ao mesmo período do ano anterior e de 7,8% por comparação com o trimestre transacto. No segundo trimestre de 2016, as transacções de alojamentos familiares superaram ligeiramente os 3,7 mil milhões de euros.

A análise do INE revela ainda que esta dinâmica reflecte sobretudo o incremento das vendas de alojamentos existentes, referindo que o valor das vendas de alojamentos novos apresentou variações abaixo do número de alojamentos nos últimos trimestres, enquanto no caso dos alojamentos existentes este diferencial foi o oposto.

Por regiões, a Área Metropolitana de Lisboa concentrou 35,6% do número de alojamentos transaccionados entre Abril e Junho (com 11.311 transacções), o que representa um acréscimo de 2,3 pontos percentuais face ao observado no mesmo período do ano anterior e um novo máximo para o valor das vendas na série disponível.

No mesmo período, o Alentejo e a Região Autónoma dos Açores foram as outras regiões que aumentaram igualmente as suas quotas percentuais do número de vendas, 0,2 pontos percentuais em ambos os casos.

O Algarve, por sua vez, embora tenha registado uma contracção em termos de peso relativo no número de vendas em termos nacionais (-0,3 pontos percentuais) atingiu, no segundo trimestre de 2016, o mais elevado registo, na série disponível, no número de transacções de alojamentos (3.244 vendas de alojamentos).