CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Habitação by century 21

 

Portugal mais perto dos níveis pré-crise do que Espanha e Irlanda

15 de fevereiro de 2018

Ao contrário de Espanha, Irlanda e Grécia, países europeus que foram igualmente alvo de programas de resgate financeiro, os preços das casas em Portugal já recuperaram para níveis relativamente próximos dos verificados em 2007. 

Numa análise ao desempenho comparativo do mercado residencial nacional, nos casos da Irlanda e da Espanha, o mercado atravessa também um momento positivo embora os preços ainda se encontrem afastados dos níveis praticados em 2007. Na Grécia, o mercado continua a registar uma tendência de queda.

De acordo com a Confidencial Imobiliário, o facto de Portugal liderar a recuperação pós-crise face a estes países tem também a ver com o ritmo de queda dos preços, com o nosso país a apresentar uma maior contenção nas descidas durante os anos da crise.

Para Ricardo Guimarães, director da Confidencial Imobiliário, "Portugal foi o país que melhor se comportou, tendo apresentado ajustamento de preços em baixa menos tempestivos do que a Irlanda, Espanha ou Grécia, razão pela qual está agora também mais próximo do que estes países dos níveis de preço anteriormente praticados".

A Irlanda foi o primeiro destes quatro países a iniciar o seu percurso de recuperação, mas foi também aquele que mais imediatamente reagiu ao despoletar da crise, sofrendo inicialmente quedas de 55%. Portugal, onde a queda acumulada ficou nos 20,5 %, acompanhou, no entanto, sem grande desfasamento, o percurso de recuperação da Irlanda, depois de ambos os países terem atingido mínimos de mercado sensivelmente na mesma altura, em meados de 2013. Já na Espanha -  que, tal como Portugal e a Grécia, exibiu alguma resistência antes dos preços cederem ao efeito da crise -, a recuperação teve início em 2014, e após uma queda de 36,4%, os preços já recuperaram 15,3% té ao 3º trimestre de 2017. Em Portugal, a recuperação acumulada desde o mínimo do mercado foi de 17,3%. O mercado grego regista ainda uma tendência de queda (-41,1%).

O responsável adianta ainda que "Portugal, Irlanda e Espanha recuperaram também a confiança dos investidores ao longo deste percurso, enquanto que na Grécia continua a ser evidente o desconforto dos agentes em investir no mercado. Isso mesmo é refletido na subida homóloga de preços registada nestes três países no 3º trimestre de 2017, que são mais expressivas do que em países como a Alemanha, o Reino Unido ou a França".

No 3º trimestre de 2017, os preços das casas subiram 10,3% face ao mesmo período de 2016, enquanto que na Irlanda essa subida foi de 12,2% e na Espanha de 6,6%.