CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Habitação by century 21

 

“Casas do futuro” serão mais amigas do ambiente

9 de julho de 2019

As “casas do futuro” serão mais amigas do ambiente, valorizam o bem-estar e o lazer e colocam a tecnologia ao serviço dos habitantes. Esta é a conclusão do estudo da RAR Imobiliária: “The art of living RAR?”.

À pergunta “Como pode o estudo de tendências traduzir-se no The art of living RAR?”, a RAR Imobiliária responde com: “Agilidade”.  Segundo Maria Ramalho Fontes, designer e responsável de marketing da RAR Imobiliária, “a Agilidade é a forma para nos equiparmos de novos poderes, para aterrarmos em terrenos desconhecidos, para anteciparmos soluções do futuro, para experimentarmos e colaborarmos para melhorar o que existe. A Agilidade torna-se fundamental num contexto de permanente mudança, com uma sociedade em constante reacção, onde ninguém pode ficar indiferente”.

O estudo da RAR Imobiliária revela uma necessidade da incorporação de espaços exteriores habitáveis nas casas (jardins ou varandas que permitam espaços de estar); espaços híbridos, que permitam uma utilização partilhada (entenda-se quartos, casa de banho e closet num só espaço ou sala e cozinha juntas); espaços de partilha de momentos em comunidade, entre outros.

Em suma, como demonstra o estudo da RAR Imobiliária, verifica-se uma tendência para uma menor formalidade na divisão das áreas e para um maior aproveitamento da tecnologia ao serviço do habitante, na medida das necessidades de cada pessoa.

A RAR Imobiliária identificou três personagens que representam três estilos de vida de potenciais clientes RAR Imobiliária, tendo em conta o próximo projecto imobiliário, O Novo Parque:

Inês

Inês, 42 anos, é casada e mãe de duas crianças pequenas. É bioquímica e iniciou recentemente um projeto em nome individual de confeção de roupa de recém-nascidos produzida a partir de resíduos vegetais. Leva a sustentabilidade a sério, sendo defensora acérrima do desperdício zero e de um consumo consciente.

Fugiu do centro da cidade, optando por uma vivência em comunidade. Vive num condomínio em Leça, onde os moradores têm acesso a uma aplicação que permite uma gestão partilhada de serviços. A tecnologia serve para facilitar algumas tarefas. É vegetariana, compra produtos nacionais e biológicos semanalmente no mercado e faz questão de envolver os filhos neste ritual.

A sua casa é luminosa e os objectos que a rodeiam são ultrafuncionais, como se estivessem aptos a “pegar e seguir viagem”. O ambiente é marcado por cores neutras e materiais naturais. Não abdica da cama de rede, que lhe permite usufruir todas as manhãs do café na varanda, enquanto inspira o cheiro do mar.

Nos tempos livres, privilegia o contacto com a natureza: piqueniques no parque, caminhadas e retiros espirituais. Acredita na natureza como fonte de inspiração e inovação e as suas decisões são largamente influenciadas pelo desejo de viver e deixar aos filhos um mundo melhor.

Este lifestyle tem o seu modo de equilibrar conceitos que geralmente são o oposto um do outro. Apelidados de eco tecno, combinam a função com a espiritualidade, a tecnologia com a poesia do mundo natural, para desenhar um futuro mais suave, harmonioso e respeitador. Optam muitas vezes por uma vida nómada, são amantes de coisas bonitas, interessados nos arts and crafts e utilizam a sua minúcia ao serviço de uma estética minimalista, a qual revela um forte desejo de voltar aos essenciais, de minimizar o impacto do homem na natureza e de adotar soluções inteligentes. Acreditam num mundo em que, com o patrocínio da inovação e da ciência, os humanos se reconectam ao seu ambiente.

Hervé

Hervé, 46 anos, separou-se recentemente da namorada com quem vivia há 5 anos, pelo que vive sozinho. É marketeer, dirige a equipa de marketing digital de uma marca de roupa desportiva, num dos maiores grupos económicos portugueses.

Fã incondicional da tecnologia, tira o máximo partido das suas funcionalidades e procura sempre a máxima performance.

Vive no centro de Matosinhos, num apartamento aberto e flexível, sem barreiras rígidas e estanques. Regula a intensidade a e cor da luz; a música e a temperatura ambiente estão à distância do comando de voz, assim como a programação do ambiente que pretende ao chegar a casa. A sua casa é o seu refúgio e dela espera uma verdadeira imersão digital.

O espaço delimitado por paredes brancas é preenchido por objectos desmaterializados em materiais acrílicos, cores pastel e efeitos metálicos e iridescentes. Os volumes são envolventes e a luz adquire uma especial importância, num jogo de reflexões e projecções. Uma verdadeira atmosfera de virtualidade e sonho.

Nos tempos livres, gosta de atividades cujas sensações permitem teletransportar-se para realidades cósmicas e futuristas, sendo a luz uma grande fonte de entretenimento. Compra sempre online e a sua vida está permanentemente conectada. O seu dia rege-se por uma atualização permanente, com os olhos sempre no futuro.

A rotina deste lifestyle procura transcender o comum, com o suporte de elementos fascinantes. Acreditam que o futuro pode não ser o terrível desconhecido, tantas vezes retratado, e que as inovações tecnológicas irão responder aos seus desejos futuristas. A realidade virtual e a realidade aumentada são, cada vez mais, parte integrante do dia a dia destas pessoas, redefinindo a forma de compreender e interagir com o meio envolvente. Sentem o espaço que os rodeia como uma cápsula espacial que proporciona experiências na fronteira entre o real e o virtual.

Enzo

Enzo tem 54 anos e dirige uma empresa de produção de vidro. Divorciado, vive sozinho num condomínio fechado em Matosinhos Sul. Durante a semana, põe ordem no escritório, mas ao fim de semana a formalidade fica no armário. Adora receber em casa e partilhá-la com os amigos.

Esta dualidade é visível nos lugares com que se identifica. Independentemente de formas rectilíneas ou curvas, ambientes luminosos ou intimistas, gosta de ambientes que reflictam o seu espírito livre. A paleta cromática da sua casa é ecléctica e divertida, revelando uma estética provocatória.

É utilizador passivo das redes sociais – vê com frequência, mas raramente faz um post. Embora tenha ginásio no condomínio, é presença assídua num fitness centre super cool, onde treina sob orientação do seu PT. Encara este momento também como uma oportunidade de convívio social.

Gosta de estar permanentemente actualizado e de saber quais as últimas tendências. O esforço que dedica ao trabalho traduz-se no sucesso que alcança. Em compensação, desfruta do melhor da vida: vive o presente ao máximo, não deixa para depois o que pode fazer hoje.

Viajar é o seu hobbie preferido. Fica alojado nos melhores hotéis e frequenta os melhores restaurantes, pois o que há de melhor por esse mundo afora... é para si também!

Este grupo acredita que a vida são dois dias, caracterizando-se por uma tendência de retorno à infância, desinibida e instintiva, a qual dá uma visão rápida de uma nova relação com o mundo. Depois da obsessão pelo data e detox, é tempo não de racionalização, não de ordem, mas de apelar ao inconsciente, ao mágico – Caos is the new order. Trata-se de um reset à imaginação, distanciando-nos de códigos estabelecidos.