CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Habitação by century 21

 

Bancos emprestaram mais dinheiro para compra de casa

9 de agosto de 2016

Os bancos emprestaram 587 milhões de euros em Junho para compra de casa, o valor mais elevado desde Março de 2011, segundo a informação hoje publicada pelo Banco de Portugal.

O aumento em Junho do crédito à habitação acontece pelo terceiro mês consecutivo, com os 587 milhões de euros a representarem mais 18% do que o emprestado em Maio.

Apesar deste aumento, o ‘stock’ total do crédito concedido para habitação no final de Junho era de 96.426 milhões de euros, abaixo do valor do mês anterior, pelo que continua a existir em volume mais operações que cessam do que as novas.

Ainda segundo o Banco de Portugal, nas novas operações de crédito, as taxas de juro médias eram de 1,94% para compra de casa e de 7,45% para aquisição de bens de consumo. Já a taxa de juro média do crédito para outros fins situou-se em 4,27%.

O regulador e supervisor bancário diz ainda que, na habitação, o valor total dos novos empréstimos para compra de casa no primeiro semestre (de 2.699 milhões de euros) foi o mais elevado desde 2011.

Lusa/DI