CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arrendamento

 

Portela com maior descida de preço no arrendamento a estudantes

28 de novembro de 2018

Intendente, Parque das Nações, Sintra, Cais do Sodré e Portela são as zonas da região da Grande Lisboa onde o preço de arrendamento a estudantes desceu em 2018.

De acordo com os dados da Uniplaces, plataforma online para alojamento de estudantes universitários, a Portela é a zona que apresenta uma maior descida de preço no arrendamento a estudantes, com uma renda média mensal de 439 euros, o que reflecte uma descida de 128 euros face ao ano anterior. 

Parque das Nações encontra-se, por sua vez, em segundo lugar na tabela o valor médio é de 383 euros, e que representa uma diminuição de 41 euros face às rendas médias de 2017.

Intendente, Sintra e Cais Sodré são as zonas onde a Uniplaces também registou uma descida no valor das rendas médias mensais a estudantes, embora não tão acentuadas como em Portela e Parque das Nações. Entre as cinco zonas mencionadas, Sintra é a que apresenta a renda mais baixa para os estudantes, com uma média de 257 euros para o arrendamento de quarto privado em casa partilhada.

A norte do país, o estudo identifica seis zonas onde o preço de arrendamento a estudantes baixou em 2018: Lordelo do Ouro, Pedrouços, Aldoar, Valbom, Oliveira do Douro e Vilar do Paraíso. Todas as zonas registam actualmente rendas a estudantes inferiores a 300 euros, com a zona de Valbom a apresentar a maior descida: a renda média em 2018 é de 213 euros, e que representa uma descida de 137 euros comparativamente à renda média desta localização no ano anterior.

Inês Amaral, Deputy Manager da Uniplaces em Portugal, Espanha e Itália, salienta que "apesar do valor médio do arrendamento ter aumentado, na generalidade, no último ano, existem determinadas localizações em Lisboa e no Porto onde ainda é possível encontrar opções de alojamento com rendas mais reduzidas face a 2017. O nosso objectivo é que os estudantes consigam, através da plataforma, encontrar alojamento seguro para a sua experiência de mobilidade, e com opções de modalidade de arrendamento mais acessíveis. Queremos trazer transparência ao mercado e minimizar a fragmentação da oferta oferecendo ao estudante a possibilidade de comparar as várias opções disponíveis”.

No trimestre que antecedeu o início deste ano lectivo mais de 4.600 estudantes encontraram alojamento através da Uniplaces, no nosso país, com o valor médio para arrendamento de um quarto em Lisboa - em casa partilhada, a rondar 367 euros. Na região do Porto, o arrendamento médio para esta modalidade de arrendamento foi de 284 euros.