CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Espaços de Autor

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Wine District: Dionísio e Baco desceram ao Chiado

28 de março de 2018

Na Rua Ivens, 44, ao Chiado, o bar-restaurante-loja Wine District comemora um ano da sua abertura, mas muitos lisboetas desconhecem ainda este espaço magnífico para visitar, degustar e bebericar…

O espaço gastronómico e vinícola baseia-se num conceito diferente de Bar e Restaurante, inspirado nas melhores combinações da tradição culinária portuguesa.   Desenvolve-se em 600m2, com uma esplanada num pátio interior. Oferece, ainda, um Bar, com um balcão de 22 metros, e uma Loja onde se podem adquirir todos os produtos que se encontram disponíveis nas ementas do Restaurante.

O seu estilo falsamente industrial confunde o seu toque de conforto e ‘glamour’. Arte e Natureza estão estreitamente ligados ao eixo conceptual do projecto: o Vinho.  

O projecto de design de interiores esteve a cargo da Arq Tailor’s, que concebeu e desenhou todo o mobiliário, produzido na totalidade em Portugal

O balcão de bar, com 22 metros, concebido de um tronco de carvalho francês, esculpido “in loco” por artesãos portugueses, é a peça chave deste projecto, abraçando toda a esplanada interior e oferecendo, assim, o constante contacto visual com o exterior. A madeira, o betão á vista, o ferro oxidado, a cortiça e a  pele são os principais materiais utilizados na concepção deste espaço.

Os ambiciosos alçados interiores, com 4 metros de altura, revelam uma parede estrutural do edifício, onde a cofragem do betão fica à vista. Nela foi esculpida uma história do “Dionísio”, o Deus Grego do vinho. Podemos, ainda, encontrar a figura de “Baco”, Deus do vinho, adoptado na mitologia Romana, em madeira, com os seus adornos em ferro que contornam todas as figuras que o ladeiam. As Mênades ou Bacantes, Ninfas seguidoras e adoradoras do culto de Baco ou Dionísio, encontram-se esculpidas no betão e pintadas de várias cores acentuando os seus movimentos.

Pode, ainda, ver-se uma sumptuosa parede, forrada a casca natural de sobreiro, ou uma outra, rochosa, pertencente a uma cisterna de 1775 que expõe, de forma inequívoca, a sua antiguidade.

Uma outra intervenção artística surge na loja do vinho, junto à entrada do Wine District: uma pintura mural, de uma adega,  dando profundidade a uma parede onde o imprevisível acontece. Com o intuito de criar uma dinâmica de zonas diferenciadoras de espaço de convívio foi criada ainda uma zona  numa cota mais elevada, forrada a cortiça, com longos e confortáveis sofás de pele, em ponto de capitonê, enquadrados em espelhos envelhecidos,  aumentando a visão envolvente e obtendo, assim, uma maior percepção espacial.

 

Ficha Técnica

Arquitectos: Arq Tailor’s

Ano: 2017

Área: 600 m²

Localização: Rua Ivens, 44 - Chiado, Lisboa

Fotografias: © Ricardo Oliveira Alves | www.ricardooliveiraalves.com