CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Espaços de Autor

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A 'Musa' de Marvila

31 de agosto de 2017

O bairro de Marvila está a 'mexer' e a prova disso é a transformação de um antigo armazém na fábrica de cerveja artesanal Musa. Um projecto assinado pelo arquitecto Paulo Moreira.

Uma intervenção que vem dar uma nova vida a este espaço. Na verdade, o bairro de Marvila, na zona oriental de Lisboa, está a assistir a um processo de transformação.

Paulo Moreira explica que após décadas de abandono gradual devido à desindustrialização da cidade, este tornou-se numa zonas emergente da cidade de Lisboa, com novas lojas, cafés, galerias de arte, oficinas de trabalho colectivo, lofts, etc.

"Um antigo armazém desocupado ganhou vida com uma nova indústria: a fábrica de cerveja artesanal Musa. O programa consiste numa fábrica, bar e zonas técnicas. Na fábrica, tratou-se de acomodar de modo eficiente os equipamentos técnicos necessários para o fabrico de cerveja, seguindo regras e legislação apertadas. As zonas de serviço foram acomodadas num novo volume feito de blocos de cimento pintado e betão em bruto, na transição entre a fábrica e o bar. No bar, explorou-se a ideia de prática artesanal, trabalhando-se o todo e os pequenos detalhes com a mesma atenção. O projecto concilia o carácter industrial do edifício original com a criação de um ambiente assumidamente descomprometido, ideal para encontros à volta de música e cerveja", refere o arquitecto.

Sem dúvida um novo espaço que vem enriquecer o património da cidade de Lisboa.