CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Habitação by century 21

Imagem Banco de Portugal

Crédito à Habitação: taxas de juro mistas tornam-se hegemónicas

4 de dezembro de 2023

Em Outubro, as novas operações de empréstimos aos particulares totalizaram 2532 milhões de euros, mais 24 milhões do que em Setembro. Nas diferentes modalidades - habitação, consumo e outros fins - registaram-se aumentos de 7 milhões, 16 milhões e 1 milhão de euros, respectivamente - Informa hoje o Banco de Portugal (BdP).

A taxa de juro média dos novos empréstimos à habitação diminuiu ligeiramente, de 4,25% em Setembro para 4,23% em Outubro. A taxa de juro média dos novos empréstimos para outros fins também diminuiu, de 5,35% para 5,33%. Nos novos empréstimos para consumo, subiu de 8,97% para 9,18%.


imagem BdP


Crédito à habitação: taxa mista ganha maioria...

Em Outubro, os novos empréstimos à habitação com taxa mista (isto é, empréstimos com taxa de juro fixa num período inicial do contrato, seguido de um período em que a taxa de juro variável) representaram 64% do total de novos empréstimos à habitação.

O aumento do peso das novas operações a taxa mista tem-se reflectido na alteração de composição do stock de empréstimos para habitação própria permanente. Entre Janeiro e Outubro de 2023, o peso do stock de empréstimos a taxa mista quase duplicou: passou de 7,0% para 13,3% do total do crédito para habitação própria permanente. Ainda assim, em Outubro, os empréstimos a taxa variável continuavam a ser predominantes, representando 82,9% do total do crédito para habitação própria permanente.

Acompanhe AQUI em permanência a evolução de alguns destes indicadores ligados ao crédito à Habitação.