Brasil: Hotel Copacabana Palace faz 100 anos
O icónico hotel do Rio de Janeiro completa esta ano 100 anos de existência. O centenário imóvel continua a ser uma das mais deslumbrantes unidades hoteleiras da Cidade Maravilhosa e do Brasil, não só pela arquitectura e ‘glamour’, mas também pela qualidade de serviço própria de um 5 estrelas.
Promovido pelo empresário Octávio Guinle e projectado pelo arquitecto francês Joseph Gire, o hotel recolhe a influência dos mais famosos hotéis da Riviera Francesa, como o Negresco, em Nice, e o Carlton, em Cannes.
O hotel viria a ser construído pelo presidente brasileiro da altura que “desejava um grande hotel de turismo na então capital do país, para ajudar a hospedar o grande número de visitantes esperados para a grande Exposição do Centenário da Independência do Brasil”. Em compensação, o Governo Federal concederia incentivos fiscais, assim como a licença para que nele funcionasse um casino — uma exigência expressa do empresário Octávio Guinle.
O hotel possui 239 apartamentos e suítes, divididos entre o prédio principal e anexo, numa área de onze mil metros quadrados.
O Copacabana Palace é conhecido em todo o mundo por hospedar ou ter hospedados celebridades internacionais que visita(ra)m a cidade do Rio de Janeiro no último século.
No Hall of Fame, no segundo andar, ficam as fotos assinadas por hóspedes ilustres. No Livro de Ouro, existente desde 1923 e mantido no cofre do hotel, é possível ler dedicatórias de personagens como Santos Dumont, Nelson Mandela e a Princesa Diana.
O hotel já hospedou nas suas suítes luxuosas as mais diversas celebridades como Brigitte Bardot, Marlene Dietrich, Walt Disney, Michael Jackson, Madonna, Rolling Stones, Tom Cruise, Catherine Zeta-Jones, Donatella Versace entre tantos, tantos outros.
Em 1989, o grupo Belmond, que opera 25 hotéis de luxo, serviços de combóio e cruzeiros fluviais em todo o mundo, assumiu o controle do hotel. O Belmondo Copacabana Pacace é o único hotel da América Latina com dois restaurantes com estrelas Michelin: o pan-asiático MEE e o italiano Ristorante Hotel Cipriani, além do charmoso Pérgula, um dos restaurantes mais celebrados do Rio, que serve a autêntica culinária sul-americana.
O centenário do hotel é comemorado em Agosto, mês em que, há 100 anos atrás, ele viria a ser inaugurado com pompa e circunstância.
A dormida com pequeno-almoço pode rondar entre os 509 e os 4800 euros.