CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Turismo

La Bobadilla, a Royal Hideaway Hotel - Foto Manolo Yllera

Barceló Hotel Group obtém reconhecimento do GSTC

15 de fevereiro de 2024

Os padrões de sustentabilidade do Barceló Hotel Group, integrados no seu próprio sistema de gestão denominado Ser Barceló, receberam o aval do Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC), o que significa que foram plenamente reconhecidos como equivalentes aos Critérios GSTC estabelecidos para o sector hoteleiro. A obtenção deste reconhecimento confirma o compromisso do Barceló Hotel Group com a promoção de um turismo mais regenerativo, eixo sobre o qual se sustenta a sua estratégia de sustentabilidade Barceló ReGen, maximizando o seu impacto positivo no desenvolvimento económico, social e ambiental dos destinos onde opera.

Para Raúl González, CEO EMEA do Barceló Hotel Group, "o reconhecimento dos nossos padrões pelo GSTC é a confirmação do bom trabalho realizado pelo Barceló Hotel Group e um impulso para avançar no fortalecimento da nossa estratégia de sustentabilidade. Um projeto ambicioso de transformação cultural da empresa com o objetivo de consolidar o nosso compromisso com de gerarmos um impacto positivo nos locais onde estamos presentes e contribuirmos para um desenvolvimento mais justo da economia local, apostando na proteção do meio ambiente e das pessoas".

Primeira cadeia hoteleira espanhola a obter o reconhecimento do GSTC

Com este reconhecimento, o Barceló Hotel Group torna-se a primeira cadeia hoteleira espanhola cujos padrões de sustentabilidade são apoiados pelo Conselho Global de Turismo Sustentável. 

O status de Padrão Reconhecido pelo GSTC indica que um padrão de turismo sustentável foi revisto por especialistas técnicos e pelo Painel de Garantia do Conselho Global de Turismo Sustentável (GSTC) para estabelecer a sua equivalência com os Critérios GSTC para o turismo sustentável. Estes critérios estão organizados em quatro indicadores: gestão sustentável, impactos socioeconómicos, impactos culturais e impactos ambientais (incluindo o consumo de recursos, a redução da poluição e a conservação da biodiversidade e paisagens).

Para Randy Durband, CEO do GSTC, "a aplicação dos quatro pilares dos Critérios GSTC significa que o Barceló Hotel Group está a adoptar uma abordagem holística para avançar na sustentabilidade. Isso vai além das questões puramente ambientais, levando em consideração também o impacto na comunidade e questões sociais e culturais, implementando as estruturas de gestão necessárias para buscar a melhoria contínua".

Desde a sua fundação há mais de 90 anos, o Barceló Hotel Group tem apostado na promoção de um turismo regenerativo.

Segundo o Grupo hoteleiro, a estratégia ESG Barceló ReGen é baseada em três pilares: Glocal, investimento sustentável em comunidades locais com impacto global; Justo, o compromisso social da empresa no cerne de sua actividade; Cuidador: o cuidado com o bem-estar e a saúde das pessoas e do planeta.